sexta-feira, 31 de maio de 2013

Notre Dame de Paris

Salut à tous !

Catedral de Notre Dame de Paris, 25 de setembro de 2011.

Na estação Cambronne, peguei o metrô sentido Nation (linha 6 - verdinha) e 4 minutos depois eu desci na estação Montparnasse-Bienvenue para fazer a troca de linha (baldeação) e pegar a linha 8 - lilás, sentido Porte de Clignancourt e 7 minutos depois descer na estação Cité, que fica dentro da Ile de la Cité, onde está a Catedral de Notre Dame, o meu roteiro começava por lá, pra dar uma volta na ~~ ilha ~~ e depois voltar na Rive Gauche.



Na troca de linha quando eu estava no metrô, sentadinha, quietinha, com meus mantras na cabeça: nãoestoudoente, nãoestoudoente, nãoestoudoente e o meu preferido para a ocasião: nãovoudesmaiar, nãovoudesmaiar, nãovoudesmaiar.... eis que eu começo ouvir um debate em bom e claro português, sobre qual estação era melhor descer para ir em Notre Dame: Cité ou Saint-Michel???!! eles perguntaram pra outros turistas que responderam: Saint-Michel, ahhhh nãoooooo já se instalou a dúvida na minha cabeça, se Saint-Michel era mais perto, porque mesmo eu ia descer na Cité????

Olhando o mapa, visualmente para mim, a Saint-Michel é um pouco mais longe, porém fazendo o cálculo de distâncias, não é que é exatamente igual!! São 400 metros pecorridos em 5 minutos à pé. A minha escolha por Cité, era basicamente porque já estava dentro da ~~ ilha ~~ e sei lá, quando eu pensava em ilha... como assim, uma ilha !!! Quando a gente tá lá é tudo tão diferente (ah vá?!) essas distâncias todas de mapas e percursos, parecem sempre mais curtas e a Ile de la Cité é longe de ser uma ilha gigante, mas é bem legal vc dar as costas pro Rio Sena, andar um pouco e lá está o Rio Sena de novo na sua frente hahaha

No fim das contas, todos que iam na Catedral de Notre Dame desceram em Saint-Michel, menos eu claro, teimoooooooosa, até parece que ia mudar o meu roteiro assim em cima da hora, esperei até a próxima estação, Cité, ao sair é só seguir em frente, sempre em frente, muita gente fazendo o mesmo caminho, mas nenhum sinal da Catedral por enquanto.... e quando menos se espera vc vai estar de frente com ela!!!!!!!!!!!!!!!!!


Era muita, muita gente no pátio em frente à Catedral, ainda mais nesse horário de missa + domingo + dia lindo e ensolarado!! Que emoção!! Como ela é maravilhosa!! Aliás, não sei porque meu espanto com a multidão, já que a Catedral é o monumento mais visitado de Paris!! Não é a Torre Eiffel???? Não! Não é o Louvre???? Não! Não é a Sacré Coeur???? Não! Não é a Ladurée?? hahaha são simplesmente 13,5 milhões de pessoas que visitam a Catedral todos os anos.

Ooopsss não vamos ficar muito tempo aqui, a mãe da Amèlie Poulain morreu assim, lembra??!! rsrsrs





As gárgulas só daqui de baixo, zoom nelas, quem sabe um dia eu não subo aí e dou um beijinho pessoalmente?


Já era umas 10 horas da manhã, eu percebi que tinha uma fila monstra pra entrar, mas andava super rápido, bem mais rápido do que na Torre Eiffel, claro, depois de uns 10 minutinhos eu já estava na porta, quase dentro e embaixo de um aviso que dizia, proibido tirar fotos, entrar com comida e falar muito alto, uma coisa mais ou menos assim. Eu achei válido, afinal um local tão sagrado e antigo tinha mesmo que ter seus limites (não tirar fotos! snif, triste!), mas eu ia respeitar, até guardei a minha câmera dentro da mochila (ahhh que menina mais inocente que sou!!). Quando eu finalmente estava lá dentro, eu não acreditava no que estava acontecendo, sabe quando tudo conspira para que tudo dê certo? Pois é! Ainda estava tendo missa, a missa ainda não tinha acabado!!!

Eles reservam a parte central da Catedral para quem está participando da missa e as laterais, divididas por uma corda para os turistas transitarem, tudo bem organizado, entrando pela direita, dando a volta atrás do altar e saido pela esquerda. À medida que eu ia avançando, impressionada pelos vitrais, pelos pilares, cúpulas, tudo maravilhoso, eu percebi que sim, as pessoas estavam tirando foto, sim (sem flash, mas estavam!)!!! Mas peraeeeeee! também quero hihihi eu peço desculpas para a turma do respeito, mas foi tudo sem flash e muito discretamente (por isso ficaram todas mais ou menos e além do mais eu era uma pessoa dodói e desnutrida) é que eu tinha vindo de tão longe, queria tanto levar fotinhas pra minha mãe ver, como eu ia descrever tudo isso pra ela só em palavras?!



Quando eu cheguei do lado do altar, eu fiquei bem colada na corda, e lá fiquei por um tempo, o que é a acústica daquele lugar?? e quando é hora dos cânticos?? Não dá pra explicar, é uma sensação de paz, de segurança, é muito emocionante, só de pensar o tanto de gente que já passou por lá, quanta história, quanta fé (e algumas injustiças também). Parece que a gente está em outro universo, outro tempo, só tinha que agradecer muito (e agradeço até hoje).

Até consegui gravar um pouco da missa e do coral, cheio de tremedeiras haha mas perdoem a pessoinha desnutrida e emocionada.






Depois de chorar muito (sim, é claro que eu chorei....chorei tanto nessa Paris hehehe). Estava todo mundo por lá, perto do altar, em silêncio, rezando, emocionados, discretamente tirando suas fotos e eternizando as lembranças e o que me acontece????? O que aparece naquela Notre Dame?????

POLÊMICA:

Uns turistas, tipo uma família de 5 pessoas, de orientais, muito provavelmente japoneses com a maior falta de educação, falta de respeito, falta de vergonha na cara!!! (tô brava, falo mesmo!). Que me desculpem os japoneses que não se encaixam nesses padrões, não vou generalizar, mas parece quase unânime a opinião de turistas que se deparam com esses tipos e tem péssimas experiências com os japoneses nas viagens, e eles são super chato e sem educação! Os japoneses que eu conheço aqui no Brasil, são super simpáticos, educados, gentis, (inteligentes!), mas em se tratando de turista japonês em Paris hmmmm sem querer ofender, mas é a mais pura verdade!!

Lá na Catedral eles dominaram tudo!!! Dominaram o espaço sem dó nem piedade! Vc se torna invisível, você é um simples obstáculo insignificante quando o objetivo deles é tirar uma foto!! Em outros lugares, passei várias vezes por isso, tava lá com a câmera  pronta pra tirar a foto, espera o ônibus de turismo passar, espera os carros passarem, espera o pedestre, o turista (nisso o bracinho já tá doendo huahauhau) e... agora vai..... não! não vai, porque vai chegar um japonês (um não, vários!!) vão invadir o seu espaço, te dar um encontrão se for necessário e descarregar aquela metralhadora de clicks, (não, eles não usam câmeras normais...) é mais uma metralhadora que tira umas 385 fotos por segundo, daí, já era, tchau fotos! Mas fazer o quê?? a gente vai dar uma de acesso de TPM e xingar?? Não, claro que não, a gente tá de férias, em Paris, a gente é super paciente nesses momentos...

Mas o que aconteceu na Catedral de Notre Dame foi ainda pior, eles chegaram invadindo tudo, desesperados, tirando milhões de fotos COM FLASH, no meio da missa!! Deplorável, que falta de respeito, em um lugar tão sagrado, todo mundo já deu aquele olhar fuzilante nível 5 pra eles, mas óbvio que eles não estavam nem aí!!! O guarda falou mil vezes com eles para pararem com as fotos, mas foi só ele sair de lá que acreditem, os japas até pularam a corda de isolamento pra tirar fotos mais de perto COM FLASH, achei até que eles fossem pedir pro padre tirar uma foto deles... que horror, fiquei chocada!

Depois dessa cena ridícula, eu comprei umas velas que custam acho uns 2 ou 3 euros e vc pode ascender lá mesmo ou levar pra casa de lembrancinha. Atrás do altar principal, tem coisas super incríveis e antigas, eu nem tirei fotos, acho que também não podia e eu tava chocada com o episódio dos japas, mas vale muito a pena fazer uma visita e com certeza com muito mais calma, lembro de objetos antigos, estátuas, imagens, quadros, pequenos altares, até um lustre antigo que foi retirado para ser restaurado e estava no chão. Achei um post perfeito e cheio de fotos sobre isso: Alegres Viajores (aliás o site inteiro é muito bom, com muitas informações e muita aula de História)

Mais à frente, tem algumas máquinas de medalhas, é só colocar moedas de 2 euros e cada máquina tem um tipo diferente de medalha, eu até já tinha visto uma máquina dessas na Église du Dôme em Invalides, mas tinha tanto turista que nem esperei, depois que eu descobri como pegar medalhas lá em Notre Dame eu comecei a pegar em tudo quanto é máquina que eu via, em todos os monumentos tem (eles sabem muito bem como ganhar dinheiro com o turismo!). Já bem perto da saída tem uma lojinha de souvenirs mais completa, cheia de coisas, mas era tão pequena e tão cheia de turista que deixei passar.

Antes de sair, mais fotos da missa que estava acabando, nessa hora os guardas ficaram estressadíssimos pra abrir espaço para os padres e o pessoal da missa saírem, a turistada foi tocada pra fora de Notre Dame (quem disse que é fácil essa vida de turista!)

E eu tava lá fora novamente, apreciando a Catedral, quando os sinos começaram a tocar, e dessa vez eles tocaram por bastante tempo !!!!



Nesse ano (2013) a Catedral de Notre Dame de Paris, comemora os seus 850 anos, no começo do ano seus sinos foram trocados, portanto esses sinos que tocaram no meu vídeo, já não podem mais serem ouvidos, ficou como uma doce recordação (mais um motivo pra voltar em Paris, ouvir os novos sinos da Notre Dame hihihi). Os novos podem ser ouvidos aqui

Daí eu queria ir na parte de trás da Notre Dame, pois dizem que é tão bonita ou até mais bonita que a parte da frente, na Square Jean XXIII. E foi bizarro, porque como eu fui pela parte que beira o Rio Sena, tem uma grade fechando a passagem e o portão também estava fechado, aliás, encostado, porque todo mundo passava e fechava de novo, eu fiz o mesmo, nem sabia se podia, mas já tava dentro. Mas eu não estava me sentindo nada bem de novo... fraca.... sem disposição, tinha um playground com criancinhas brincando e muitos bancos, acabei ficando por lé mesmo, na metade do caminho. Aproveitei pra comer alguma coisa (cookies e água).
Mas como nesse dia eu não estava no estado normal das minhas faculdades mentais, desisti de ir na parte de trás da Notre Dame (WTF??), é, me matem eu mereço!!

Desci as escadas da Pont au Double para caminhar à beira do Rio Sena e fugir um pouco daquela muvuca de gente, depois subi as escadas na Petit Pont (nome fofo), que estava mais calma e tinha uma vista linda de Notre Dame, essa aqui:
Tirei foto pra uns turistas e eles tiraram foto minha aqui também, mas a minha cara de zumbi desnutrida sem dignidade não permite que eu compartilhe hehehe Mas, o dia ia ser longo, o jeito era seguir meu caminho rumo à Sainte-Chapelle e o Concièrgerie.
A vela e as medalhas de Notre Dame

À bientôt !!!


3 comentários:

  1. Oi Vânia; que bom que conseguiu. Notre Dame é realmente maravilhosa, a gente se sente humilde já do lado de fora e principalmente do lado de dentro. Este ano não foi boa a experiência por causa do tablado horroroso que puseram na frente; mas ouvimos os novos sinos, foi emocionante. Em 2010 foi especial pois eu atravessei as cordas (não como os japoneses claro) eu fui convidado e pude assistir a missa sentado junto aos fiéis, ganhei um folheto da missa com os cânticos e até arrisquei a acompanhar um Salmo que eu gosto (sou Protestante, Presbiteriano) foi muito bom, claro que tirei fotos, mas todas sem flash, comprei um câmera em Paris mesmo especialmente para ser usada nestas ocasiões, ela tira fotos com pouquíssima luz e nunca saem tremidas (você pode ver no meu Blog pelas fotos de Notre Dame e das Catacumbas). Espero que você possa subir nas torres da próxima vez para mim tem a melhor vista da cidade e as gárgulas! Tirei fotos para caramba.
    Deveria ter visitado a parte traseira da igreja; tem lindas rosas lá!
    Quanto aos orientais (japoneses e chineses); realmente, é complicado; as atitudes deles não são muito civilizadas; você leu meu Blog de 2010, então deve ter visto meu post sobre Versailles (não gostei devido ao volume de gente, adivinha a maioria era...) e um que coloquei minhas impressões citei também como eles são a maioria; nada contra desde de que se comportem...mas pensando bem nós Brasileiros não somos assim um exemplo a se seguir; salvo claro exceções.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! tudo bem?!
      Nem acreditei que deu tempo de ver, pelo menos um pouco da missa, foi muito especial! Como assim vc foi convidado?? Tipo estava lá de turista e eles te deixam passar??? Me conta mais hehe

      Ia mesmo te perguntar sobre isso, vi muitas fotos (lindas) no seu blog lá do alto da Catedral, mas tinha lido em outros lugares que quando junta muito turista o guarda vai mandando todo mundo descer e mal dá tempo de apreciar a paisagem... fiquei pensando, vamos subir 1747 degraus (hehe) e ficar quase sem ver nada?? Quando vc subiu tinha pouca gente??? Vc pôde ficar o tempo que quis???

      Quanto a parte de trás da Notre Dame, olha, foi meio que um mistério rsrs no meio do caminho sentei no banquinho pra comer e quando dei por mim já tava à beira do Sena, vai saber!!

      Agora essas "pessoas" que pra tirar uma fotos era matar ou morrer, caramba, me irritaram demais!!! aliás, teve uma exceção (veremos!). Mas acho que em relação aos brasileiros, eu sentia mais que as vezes atrapalhavam no sentido de que faziam mais escândalo, falando muito alto, rindo, meio bagunceiros hehe (confesso que talvez se eu não tivesse ido sozinha, se eu fosse com grupo de amigas também não ia prestar huahuahua)

      Até mais ! Abraços! Obrigada :)

      Excluir
  2. Gente, japonês não faz isso, não. Qualquer falta de educação testemunhada na Europa (eu mesma já passei por poucas e boas) pelos referidos "orientais" são, provavelmente, chineses, ok? Japoneses são educados no Brasil, na Europa e em qualquer lugar do mundo. Chineses são mal educados no Brasil, na Europa e em qualquer lugar do mundo. rs

    ResponderExcluir