sábado, 18 de maio de 2013

Balanço do 3º dia em Paris

Salut à tous!


Vamos aos gastos de 24 de setembro de 2011.

- € 5,00 (acho, não me lembro!) - Jardin de Luxembourg –suco+toilette
- € 20,00 (acho) - Chapelle Medaille Milaculeuse 
- € 48,00 - Jardins du Musée Rodin – souvenirs
- € 19,40 - Église du Dôme – ingressos+souvenirs
- € 2,00 - sorvete Pont Alexandre II 
- € 98,00 - Monoprix –~~bolsa~~ + lanche (damn!)
- € 8,20 - Tour Eiffel – ingresso 2º andar
- € 2,00 - água

(lembrando que não teve gastos com o almoço, já que eu comi a baguete do dia anterior e meu jantar foi lanche+suco do Monoprix)

Esse dia foi muito incrível, um lindo sábado de sol escaldante, e mesmo assim as pessoas usavam muita roupa, muita blusa, echarpes, sapatos, botas, camadas e mais camadas de roupa, chiquérrimos e não sei como conseguem. Fiz uma caminhada e tanto, mas a gente nem percebe, a cada esquina, a cada passo tem uma novidade, uma descoberta.

EXPECTATIVA:




REALIDADE: 


O dia já tinha começado com fortes emoções, nos meus 5 minutos de doidera, o telefonema pro meu amigo francês, que até então só tinha falado pela internê. Isso foi muito especial, ainda mais que ele foi super gentil e atencioso (como sempre), mesmo com os nosso problemas idiomáticos hehe (e eu achava que falava alguma coisa de francês, coitada!!). Depois veio o Jardim de Luxemburgo, que apesar de ter ficado e conhecido muito pouco, já valeu muito a pena.  A Capela da Medalha Milagrosa é um local de peregrinação para os católicos e sem dúvida, é carregada de muito fé, é um ambiente diferente, de paz e emocionante, mesmo pra mim, que nem sou super praticante da religião, me emocionei demais.

O Musée Rodin e Invalides não foram completos, mas com certeza terão uma visita bem mais demorada numa próxima vez. A Ponte Alexandre III foi surpreendente, ela é lindíssima e acabou se tornando um local bem marcante e especial pra mim.

E mais uma vez, por mais um dia, eu fiquei em débito com os museus parisienses (sorrrry), nossa que ódio!! O que mais chegou perto, poderia dizer que foi a Église du Dôme e é claro, as esculturas à céu aberto dos Jardins de Luxemburgo e Rodin. Mas não deu tempo de ir ao Quai Branly (kê brrrrânlí haha aprendi num filme!) e fique chateada na hora quando passei na frente depois eu vi a Torre Eiffel e passou huahuahua, mas depois pensando comigo, cheguei à conclusão que esse tipo de lugar, merece muito mais do que só 2 horinhas e valeu pra aprender à encaixar os museus com mais folga, tipo reservar uma manhã inteira ou uma tarde inteira, não sei se daria pra eu encarar o Louvre em horário noturno como muita gente faz e indica, acho que pra mim não daria muito certo... Antes de ir à Paris eu não tinha ido em nenhum museu (tirando os de excursão de escola que a gente é muito jovem e inconsequente e só vai pra zuar com os amiguinhos rsrsrsr), mas recentemente fui no MASP (Museu de Arte de São Paulo) e simplesmente amei, fiquei mais de 6 horas lá, foi demais! Agora que sou uma “garota de museu”, darei mais espaço à eles nas minhas viagens! :)

Mas mesmo essa chateação com a correria e falta de museus, não foram o bastante pra atrapalhar aquele momento: eu e a Torre Eiffel, foi muito além de todas as minhas expectativas, foi mágico, inesquecível, um sentimento forte e intenso, é claro que a gente passa por muitos e muitos momentos de felicidade nas nossas vidas, mas lá eu descobri o verdadeiro significado do sentimento de felicidade plena!

Enfim, nas comparações entre expectativa e realidade, do que deu certo e do que não deu, a minha conclusão é uma só, esse dia, 24 de setembro de 2011, foi sem dúvida o dia mais feliz e especial de toda a minha vida.



À bientôt!




(ah, não é pra fazer terror não.... mas o próximo dia foi tenso, eu quase conheci um local que nem estava no meu roteiro, foi o dia que eu, por muito pouco, não precisei visitar um hospital em Paris !!!)

3 comentários:

  1. Tenho uma amiga que diz que, quando se viaja, não se pode perder tempo encerrada em museus.Coitada! Passou cinco anos em Milão e só frequentava roda de samba, tomava caipirinha e cerveja. Não foi ao Scala, não foi a nenhum museu. Você fez mais em alguns dias em Paris.
    Eu adoro museus. Nunca falto ao Margs toda vez que passo pela cidade. Em Buenos Aires, eu e meu marido, passamos duas tardes inteiras no Museu Nacional de Belas Artes, fora as outras tardes e manhãs em outros museus e exposições.
    Mas em Paris estou me devendo. Fui só no Louvre duas vezes e só sei que nada vi. Falta muuuiiitooo! Quisera ter tua coragem e ir sozinha, mas tenho medo de adoecer e não conseguir nem pedir socorro. Cada um com sua paranóia, né? Meu marido não quer ir nem eu pedindo de joelhos. Diz que não enfrenta quatorze horas de avião de jeito nenhum. Tenho sua bênção, mas não sua companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, no meu caso que foram só 6 dias cheios, eu encaixei os museus no meio de muitos outros lugares, se pudesse ter ficado mais, deixava 1 dia pra cada museu, seria perfeito, mas ficar 5 anos !!! Gente, dava pra conhecer os museus até das outras cidades da Europa hehe Eu confesso que nunca tinha ido em nenhum museu, esse ano conheci o MASP e descobri que amoooo museus e minha próxima visita à Paris vai ser esse meu foco principal com certeza!!!

      Acredita que não sei onde deixei minha coragem?? Tenho roteiro completo pra 15 dias em Paris (e mais 3 cidades...) só que tá faltando dar um click, ou os 5 minutos de loucura haha É, realmente se a gente não tem certeza ou tem algum medo é melhor nem ir, só quando tá mais do que 100% certa! Por aqui as amigas são tudo fogo de palha, ficam todas suspirando e na hora do vamos ver, dão um jeitinho de escapar!! Mas eu sigo firme e forte: eu voltarei (só não sei ainda quando rsrs)

      Excluir
    2. Definiste exatamente o que são minhas amigas. Mon Dieu! Às vezes penso que vou fazer uma doidice e chegar em casa com a passagem comprada.

      Excluir