sexta-feira, 21 de junho de 2013

Île de la Cité e Pont Neuf

Salut à tous !

Paris, île de la Cité, 25 de setembro de 2011.

Mas uééé! Não era pra ser Sainte Chapelle e Conciergerie???

Era sim !! Mas eu explico o que aconteceu! Vamos lá!!!

Segui meu domingo para explorar a Île de la Cité, onde não poderia deixar de visitar a Sainte Chapelle e o Palácio de Justiça, mais conhecido como Conciergerie (que foi residência e sede real e na época da Revolução Francesa se tornou prisão onde os condenados aguardavam para serem guilhotinados).


Mas antes, parei pra comprar mais água e um suco de laranja porque o dia estava super quente


Despedindo da Catedral de Notre Dame



A Boulevard du Palais é linda e arborizada, cheia de cafés,  logo vi uma lojinha de souvenirs e entrei fazer umas comprinhas, afinal já estava no quarto dia e ainda nem tinha os chaveirinhos da Torre Eiffel, pode? Uma coisa que me surpreendeu muito na viagem, foi ver como tinha lojinhas com produtos Made in China!!! Claro, que nada a ver com falsificação, porque isso lá é crime !!!! (o que eu concordo plenamente) portanto não dê uma de espertinha e não vá pra Paris de fake LV que vc vai presa hahaha Mas me chamou a atenção essa coisa de xing-ling, isso tem de monte aqui no Brasil, ainda mais que teve (ou ainda temos??) um boom de Paris pra tudo lado, nas roupas, decoração, papelaria, enfim ..... Não precisava atravessar o oceano pra isso hahaha Eu fui na grande maioria das vezes fiel ao Made in France, mas também enfiei o pé na jaca e acabei trazendo umas muambas ~~ bregas ~~ (mas que a gente ama mesmo assim!!!) huahauhua nesse caso da Île de la Cité o que dizer de um globo de neve com a Torre Eiffel?? rsrsrsrs

O chaveirinho da Torre Eiffel era 5 unidades por 4 euros, tipo menos de 1 euro cada, e no caso eu optei pelas escuras, li que as douradas acabam descascando, as minhas estão perfeitas até hoje, mesmo as que eu uso pra cima e pra baixo nas bolsas. Além disso comprei balinhas, docinhos, chocolatinhos pra ir me dando energia durante o dia.

Ainda na Boulevard du Palais, logo que eu saí da lojinha, eu vi um portão enorme e dourado, mas estava fechado, pra mim era por ali que eu deveria entrar na Sainte Chapelle (aliás, comprar ingresso também), só que nem sinal dela, só dava pra ver por cima do prédio uma pontinha... provavelmente a entrada ficava do outro lado! Sem problemas, ia seguir em frente e passar primeiro em Conciergerie.
Pont au Change
Novamente às margens do Rio Sena, eu cheguei na Pont au Change, se eu seguisse por ela, poderia conhecer 3 lugares bem interessantes, que na hora eu até pensei que fosse demorar muito, mas tenho certeza que não ia durar nem 30 minutinhos..... O Théâtre du Châtelet (onde é realizado a cerimônia de cinema francês César, tipo o Oscar), a Tour Saint-Jacques (a torre que restou de uma igreja do século XVI, destruída durante a Revolução Francesa) e o Hotel de Ville, a prefeitura de Paris. Mas como no dia seguinte eu ia estar pelas bandas da Rue de Rivoli, eu deixei pra depois, o foco agora era Sainte Chapelle e Conciergerie.

Completamente embasbacada com o visual, fiquei lá tomando um suquinho, vendo os bateaux passando e quando dei por mim e me virei pra ver o Conciergerie, cadêêêê ????? Acreditam que estava em reforma, e não eram só aquelas plaquinhas verdes típicas das coisas que estavam em reforma, tinha uns tapumes gigantes até o teto !!! Não dava pra ver nada, nada, nada .... Nossa eu fiquei super chateada, porque por mais que eu às vezes não tivesse conseguido entrar, ou visitar algum lugar, pelo menos passar na frente, ver com meus próprios olhos, eu já ficava bem feliz só com isso, mas nesse caso foi desolação total .... O Conciergerie pra mim ainda é apenas uma simples foto na internet.

Mas como em Paris vc não passa muito tempo assim chateada, continuei contornando a Île de la Cité e já avistei a Pont Neuf!!! Essa ponte foi a primeira de Paris, começou a ser construída em 1578 !!! Ohhh o Brasil era apenas um bebezinho hehehe e ela atravessa a Île de la Cité ligando Paris Rive Droite à Rive Gauche e eu estava empolgadíssima pra passar por ela!!!



Desci as escadas pra caminhar pelas margens do Rio Sena ..... !!!!

Quando eu subi as escadas, já deu pra ver um monte de turistas na ponte perto da estátua de Henrique IV, mas uma coisa me deixou de orelhinhas em pé, eu ouvi um som, uma música, mais precisamente de um acordeão!! Não poderia ter melhor hora pra isso acontecer haha Imagina a cena, Paris, domingo de sol, céu trincando de azul sob a Pont Neuf com vista para o Rio Sena e barcos passando e a Torre Eiffel embalados por um acordeão! Nem nos meus mais doces sonhos ! Até consegui gravar um videozinho (com muito vento e as tremedeiras de sempre) mas me transporta tanto pra esse momento tão simples, mas de felicidade plena e verdadeira, só dava eu lá saltitando, rindo e suspirando ai ai ai Paris, como não se encantar por uma cidade como essa?




Depois desse momento de pura emoção, já na Rive Gauche, eu me dei conta de: quediiiii Sainte Chapelle????? Alguém viu algum sinal da Sainte Chapelle ??? Eu não via nem mais aquela pontinha que eu tinha visto antes ... arffff Eu não tava acreditando! Eu não ia voltar pra ~~ilha~~ ficar procurando pela Sainte Chapelle .... Eu desabei num banquinho lá mesmo e fiquei pensando que na verdade, era realmente melhor eu parar por ali, voltar para o hotel, comer, descansar, tava muito calor e eu não estava em condições de continuar, imagina ir até o Panthéon, depois Musée D’Orsay e .... e...... pra fechar LOU-VRE, caraca mas nem sonhando, impossível !!!

Peguei meu celular e tinha uma mensagem nele!! Nooooosssssssa !!! Ele funciona!!! (desde que eu tinha chegado ainda não tinha conseguido usar) Muito provavelmente era uma mensagem daquelas da TIM (tipo: “Comece a fazer ligações na França” ou então “Insira créditos” huahauhau) só que não, era uma mensagem do meu anjo da guarda !!! Era uma mensagem do Monsieur rsrsrs Ele estava me desejando um ótimo dia e pra eu aproveitar bastante o domingo de sol parisiense !! owww eu posso com isso?? Eu fiquei olhando a mensagem e meio que tive um click !! Gente eu tava em Paris!! Como assim ia desistir??? É claro que com saúde não se brinca, tem que respeitar os limites, mas o meu limite era muito maior que aquele, o meu sonho era muito maior do que aquilo, eu era muito mais forte do que aquilo! Levantei, olhei, senti, respirei Paris e tomei a última decisão: vai a-go-ra almoçar sua molenga huahauahua (Monsieur, merci toujours!)
















Ahh e antes de fechar, só à título de matar a curiosidade, eu pesquisei como chegar à Sainte Chapelle hahaha Pelo mapa do site oficial:

Além disso confirmei no site Alegres Viajadores (com gente que realmente foi hehe) e pelo relato, parece que eles também ficaram meio deslocados, o acesso da entrada não é muito visível assim (ainda mais no meu caso que não tinha turista nenhum por lá!). Então, sabe aquele portão dourado e lindo que eu vi e estava fechado na Boulevard du Palais, é na verdade o portão do pátio do Palácio de Justiça, um pouco mais pro lado, tanto pra direita ou esquerda, tem o acesso da bilheteria e da entrada da Sainte Chapelle e Conciergerie respectivamente (com umas plaquinhas super pequenas pelo que eu vi pelo Street View), e também dá até pra comprar o ingresso combinado para as duas atrações. A Sainte Chapelle fica escondida entre os prédios, eu achava que seria fácil como Notre Dame ou Sacre Coeur que dá pra ver de longe ..... mas agora, já está memorizado, na próxima não ter erro!!!

À bientôt ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário