quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fontaine Saint Michel

Salut à tous!

Fontaine Saint-Michel, Paris, 25 de setembro de 2011.

Depois de um passeio na Île de la Cité, eu ainda não estava me sentindo 100% bem, por isso tinha decidido que eu precisava comer uma refeição decente. É claro, que por ali, restaurante não ia faltar, e eu não tinha roteiro nenhum sobre restaurantes, era passar na frente e entrar. Na Quai des Grands Augustins tinha alguns restaurantes pequenininhos e uma plaquinha de menu du jour me chamou atenção com cardápio de salada com tomate seco, torradas e curry, penne e de sobremesa crème brûlée nhami nhami até abriu meu apetite !!! Pesquisando agora eu descobri que o restaurante que eu fui se chama L'Ecluse e tem em vários outro locais de Paris. 

só que teve mais drama no restaurante....


Eu entrei e estava tocando The Killers, já amei! O ambiente era todo rústico, de madeira, escuro, tinha alguns franceses almoçando em família, a mocinha que me atendeu era uma jovem super simpática e nem ligou pro meu sotaque. Eu não quis ficar na calçada pra não ficar me distraindo com o movimento e a paisagem e focar na comida hehe Eu tinha percebido que os restaurantes tinham tipo um padrão no pedido, uma fórmula: entrada + prato principal e outra: entrada + prato principal + sobremesa, no caso do L'Ecluse os valores eram 13,00 e 17,00 euros respectivamente.



A salada era enorme e muito boa, até comi bastante, acompanhada daquele maledeto suco de laranja, que desde o começo da viagem eu já tava criando birra.... pra mim suco de laranja é apertar as laranjas no copo e pronto (e se possível colhidas do meu pomar hehehe!!), mas aqueles sucos em Paris, eram ácidos, gosto de casca eca, super artificiais!! Daí veio o drama.... comecei a ficar super mal de novo :(((( Abandonei tudo lá na mesa e fui ao toalete lavar o rosto e lá fiquei por vários minutos, quietinha, esperando o mal estar passar e quanto menos ele passava, mais nervosa eu ficava, se eu desmaiasse ali, sabe-se lá quando iam me encontrar, mais eu não tinha forças nenhuma pra me mover, daí sabia que seria aquele meu fim, morrer no banheiro de um restaurante em Paris quase aos pés da Notre Dame, já estava conformada com isso. Na realidade, eu não sei até hoje quanto tempo eu fiquei lá dentro, mas minha vista escureceu e quando eu dei por mim era 25 de setembro de 2011 e eu estava em Paris!!!

Quando eu voltei pra minha mesa, o que tinha restado da salada já não estava mais lá, mas o bléééé suco de laranja sim. Logo a mocinha trouxe o macarrão que parecia estar super delicioso e suculento, quentinho, cheiroso, só que eu consegui comer não mais que alguns poucos deles .... eu tinha travado de novo, não descia nada.... eu fiquei lá mexendo o macarrão com o garfo e a mocinha passava de um lado pro outro, tava até achando que ela ia me perguntar se tinha algum problema com o prato, se estava ruim, daí era a minha deixa pra pedir ajuda hahaha "Não, o problema não é o macarrão, o problema sou eu, não estou me sentindo bem, quero um médico, me ajuda!!! Au secours !!!" era exatamente isso que eu ia responder....

Essa tentativa de comer durou quase 1 hora e meia, até que eu tomei uma atitude, pedi a conta, ela retirou o prato quase inteiro de macarrão (queria morrer !!!), deixei uma nota de 20,00 euros (gorjeta gorda de 7,00 euros, não tava nem aí!) e saí pra pegar o metrô e voltar pro hotel!! Antes de virar a esquina eu trombo com um casal e o moço me pára desesperado com o Iphone na minha cara dizendo: "Madame, s'il vous plait! s'il vous plait!!" ahhh ele queria que eu tirasse uma foto!! hehe A esposa dele corrigindo: It's Mademoiselle !! Hahaha mas peraí, acabei não entendendo nada!! Por acaso eles estavam achando que eu era francesa ou o que???? huahauhua Achei um barato e entrei na onda, fiz aquela cara de snob e disse em francês: Oui!! Bien sûr!!! hauhauhua Eles queriam a foto com a Catedral de Notre Dame atrás, e eu olhando pra Catedral e suspirando ah Paris, Paris..... e eles agradeceram: "Merciiiiii Mademoiselle!!!" (sim, absolutamente acharam que eu era francesa) e eu respondi: "De rrrrrrien, bonne journée!!!" (sim, eu absolutamente fingi que era francesa huahauhau).

Daí eu me virei pra direita e me deparei com aaaaaaa:

Fontaine Saint Michel !!!!!!!!!

E olha, mesmo sabendo que ela era a maior fonte de Paris, eu fiquei impressionada, como é grande! Ela tem 26 metros de altura e é linda! Foi inaugurada em 1860 e representa a luta do bem contra o mal, no caso, o Arcanjo Miguel (daí o Michel) pisando sem dó no diabo, e as expressões são impressionantes, e aquela água toda caindo!!! E de cada lado, mais embaixo, dois dragões alados enormes jorrando água também!!! Mais no alto, em cima de quatro colunas estão as estátuas que representam as quatro virtudes cardinais: temperança, justiça, força e prudência (e podem ser vistas mais detalhadamente: aqui !!). 



Dois mocinhos desesperados, queriam que eu tirasse uma foto deles na frente da fonte, eles me pediram em espanhol, o legal era que a câmera deles era daquelas antigas, de filme ! hihihi Mas eles ficavam explicando que queriam que aparecesse o corpo inteiro e a fonte inteira, mas era super dificil ver naquele visorzinho, ainda mais que eu tava meio zoró huahuahua

Depois, muito gentis eles perguntaram se eu também queria uma foto, algumas pessoas não faziam isso, só pediam foto, agradeciam e vazavam, mas teve muita gente bacana que via que eu estava sozinha e fazia a gentileza de oferecer foto também! Eles ficaram lá de longe gritando: smile!!! smile!! smile!! heeheheeehe

Adorava tirar foto com o sol :D
Segui pela Boulevard Saint Michel pra adentrar no Quartier Latin mas peraeeeee!! Pára tuuuuudo !!! A pessoa não ia pegar o metrô e voltar pro hotel ?!!? Quem ???? Que nada !! Que pessoa!! Fiquei tão bem que nem passou mais pela minha cabeça voltar pro hotel e sim continuar desbravando as ruas de Paris rumo ao Panthéon !!!
Metrô só na foto pra registrar o Art Nouveau !!
Aliás, numa saída de metrô, na esquina da Boulevard Saint-Germain, lembrei de um encontro interessante, eu esbarrei num cara super lindo com um mochilão enorme, ele me perguntou se eu falava francês, eu disse: un peu, inglês? a little espanhol? nooooo daí eu falei: Pô eu falo português, do Brasil !!! hahaha ele me disse: ahhh brasileña, soy argentino !! (owww!!!! meus hermanitos!!!) tudo isso pra me perguntar onde ficava a Pont Neuf!!! hahaha de novo!! Todo mundo quer saber da Pont Neuf !!! Lembram do francês, no segundo dia de Paris???? hehehe Eu expliquei um pouco em portunhol, mas ele tava no caminho certo!

Mas antes de virar na BD Saint Germain e trombar com o hermanito, ainda na Bd Saint Michel eu passei por uma bancada de venda de livros no meio da calçada, eu tinha visto muitos vendedores de livros às margens do Rio Sena nas proximidades da Catedral de Notre Dame, os bouquinistes, vendedores de livros antigos, usados e raros, é uma tradição que começou lá pelo século XVI, e virou Patrimônio Mundial da UNESCO, são quase 250 barraquinhas em funcionamento, muitas das quais, fecharam basicamente pelo reflexo dos tempos modernos, uma pena, outros pra se adaptarem, vendem também cartões postais e souvenirs de Paris.  

Lá na Boulevard Saint Michel, eu fiquei garimpando e achei um livro minha cara, super girly, se chama Je ne suis pas Julia Roberts, de Laura Ruby, claro que não é uma obra prima, mas é o que meu nível de francês permite, uma historinha leve e divertida! O melhor de tudo foi o preço 2,00 euro (DOIS !!!!!).  uma moedinha!! 

Bem voltando pra Saint-Germain, eu virei nela, porque na verdade no meu roteiro original, eu ia no Musée de Cluny (ia !! ia !!! esquece!!) quando me dei conta, nem sei o que eu tava fazendo ali rsrsrs Parei na frente de uma SUPER loja de souvenirs (porque eles fazem isso com a gente??!!), tinha lenços parisienses lindos na porta, eu peguei 2 e entrei pra pagar, maaaaas tinha tantas outras coisas, me deu a loka das compras, affff até blusa de moleton eu comprei hhuahuahuahua sério!!!! Depois de pagar 80,00 euros (me deixa, eu tava dodói hehe!!) eu saí com um sorriso de orelha à orelha e olhei no mapa qual rua pra chegar no Panthéon? Rue Saint-Jacques !!! Só o que eu não imaginava, é que essa tal rua era uma ladeira gigante pra subir !!!!!!!! Queria morrrrrrrerrrrr !!! (ok, e agora eu acabo de ler na Wikipedia que o que eu chamei de "uma ladeira gigante pra subir" é na verdade umas das ruas mais antigas de Paris!!! e eu tive a sorte de caminhar por ela!)

Essa inclinação não constava nos meus mapas e muito menos tinha prestado atenção nisso no Street View, pensa na mochila com tudo que havia de mais pesado ~~blusa de moleton~~ , livrão, garrafas de água, sol trincando, desnutrida.... Mas eu encarei, tirei forças nem sei de onde, tinha que valer de alguma coisa aqueles meses de academia e horas de corrida (falou a triatleta hahaha), mas eu fui me arrastando, eu vi de longe aqueles banheiros químicos de rua, aquilo me deu animo, eu subi com mais determinação, e quando cheguei perto tava em manutenção kkkkkkk
DENÚNCIA: A Rue Saint Jacques, no 5ème é uma ladeiraaaaa !!!
Chegando perto da Sorbonne (estava em reforminha)
A entrada da Universidade de Sorbonne fica do outro lado, enfim o que eu tinha na minha mente como Sorbonne, que no caso é a Capela, que aliás foi a única coisa que sobrou intacta depois de tantas reformas e ampliações de uma das mais antigas universidades européias, sua fundação é datada de 1253 !! (ploft, caí dura!). Só de falar Sorbonne já me sinto mais inteligente, só de passar ali perto meu QI deve ter aumentado um pouquinho por osmose hehe Dá pra fazer visitas internas guiadas, mas tem que agendar antecipadamente por e-mail, (e é claaaaaaro que também tem boutique de souvenirs) e o melhor é que tem aulas de francês para estrangeiros (que sonho hein?)
Essa foto aí em cima é do Observatoire de Sorbonne, um dia como quem não quer nada, li no blog Paris Zig Zag um post sobre visitas guiadas no observatório!!! Mas como o post era de 2011, comecei procurar mais informações sobre esse esquema, e parece que olhar o céu de Paris é uma aventura quase impossível!!! Primeiro precisa TELEFONAR pra Société Astronomique de France (gente, olha que site mais tosco kkkkk) e as visitas são feitas 2 vezes na semana, pra um grupo de no máximo 5 (cinco!!!) pessoas, e tem que reservar com muuuuuita antecedência, e custa 5,00 euros por pessoa, ahhhh e tem mais um detalhe, tem que rezar pra todos os santos pra não ter muita poluição, e nenhuma nuvem, senão só dá pra ver a cidade mesmo, o que também deve ser uma vista super agradável, como nessas fotos.

Mais um pouco de subida, coragem....
Deixei o Observatoire pra trás
Subi!!! Subi tudo e sobrevivi !!! Depois eu virei à esquerda na Rue Cujas pra dar de cara com o Panthéon:


E o mapinha das andanças:
À bientôt !

4 comentários:

  1. Oi! Que bom que conseguiu fazer este percurso mesmo estando dodói, hehehehe. Espero o post do Panthéon, não consegui levar minha mãe e e irmão lá... ficamos somente pelo Jardim de Luxemburgo mesmo, a fonte eu só vi pelas janelas do coletivo, mas ainda vou visita-la e tirar uma bela fotos daqueles leões mutantes.
    Sobre o suco, se um dia comprar as laranjas da Europa vai entender e vai ver que sim são frescos.
    Tenho uma novidade, não conto agora, pois ainda não é 100% certo, quando se confirmar te aviso, você vai ficar feliz por mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Pois é, esse dia tava meio esquisito, eu tava cheia de motivação, mas minha disposição não correspondia!
      Hahaha bom saber que o problema já vem da própria laranja, acho que da próxima vez vou levar laranjas na mala, qualquer coisa eu alego que sou alérgica às laranjas da Europa rsrsrs
      Novidades!! adoro novidades hehe mas sou curiosa!! conta ! conta ! haha
      Faz o seguinte, me manda os seus contatos nesse e-mail: assimfoiparis@gmail.com (ó que chic haha)

      Bjos! Até mais!

      (O post do Panthéon já saiu do forno ;) )

      Excluir
    2. Então, vamos falar sobre as laranjas. Se você teve a oportunidade de vê-las nos supermercados deve ter notado que são como as top models das laranjas, realmente são da cor de seu nome e por dentro mais ainda. Enfim se quiser fazer um ensaio sobre laranjas você deve usar as francesas, porque as nossas são sem cor ou até verdes. Agora o sabor que você não gostou se deve a concentração de vitamina C, quando a gente chupa elas a nossa língua chega a pinicar, entenda não é acidez. Fiz uma salada de frutas e realmente a gente estranha. As nossas são mais aguadas e menos concentradas. Para o suco deles ficar de nosso agrado deveriam acrescentar água, o que para eles e os clientes seria tipo colocar água no leite, desonesto...

      Excluir
    3. Uauuu uma verdadeira aula sobre laranjas !! :)
      Realmente estranhei demais, estou bem acostumada com as nossas ~aguadas~ fazer o que hehe mas ainda bem que isso se deve a concentração de vitamina C e não à acidez, pensando por esse lado até dá pra encarar. No caso, talvez eu faça mesmo uma alquimia misturando água rsrsrsr nem que eles queiram me matar !

      Excluir