sexta-feira, 29 de março de 2013

Les Invalides

Salut à tous !

Invalides, Paris, 24 de setembro de 2011

Depois do meu almoço ~~light~~ em plena Boulevard des Invalides, eu segui rumo à Église du Dôme, que é onde está o túmulo do digníssimo Napoleão Bonaparte.

Na verdade, mais do que isso, Invalides é um complexo ENORME, também chamado de Hôtel National des Invalides, construído em 1670, para abrigar os inválidos dos exércitos franceses e hoje abriga alguns espaços dedicados às guerras: o Musée de L'Armée (Museu das armas), o Musée de L'Ordre de la Libération (a Ordem da Libertação foi criada pelo General Charles de Gaulle e o museu é dedicado aos combatentes da França Livre durante a Segunda Guerra Mundial), o Musée des Plans-Reliefs (um acervo das maquetes que retratam a história militar da França), a Église du Dôme (uma capela que além do túmulo com os restos mortais de Napoleão, abriga também o túmulo do filho dele, irmãos e outros generais e marechais), o Historial Charles de Gaulle (que é um espaço audio-visual que retrata, é claro, a trajetória do General Charles de Gaulle) e o Coeur d'Honeur (que é o pátio central de Invalides, onde estão expostas as artilharias pesadas, canhões, morteiros, etc...) Ufaaaaa tudo isso !!!!!!!!

Quando eu estava planejando a minha viagem, lembro que o site era super capenga e tosco, no final do ano passado (2012), eles lançaram um site lindo, lindo que tem todas as informações necessárias (só faltou uma versão em português lá, pisaram na bola!):


Os marcadores vermelhos são as entradas possíveis e os verdes locais das bilheterias, conforme o Plan Interactif do museu

Eu cheguei pela entradinha na Boulevard des Invalides.




Já do lado de fora, tinha uma fila de pessoas entrando na Église du Dôme e eu já fui no desespero atrás, a fila andava super rápido, depois que eu passei por aquelas imensas portas de madeira, já dava pra ficar deslumbrada e de boca aberta com a arquitetura, beleza e imensidão do lugar. Daí eu lá olhando pra cima babando e chegou a minha vez de "comprar o ingresso" .... só que não!! Eu achava que aquela fila dava na bilheteria pra comprar o ingresso, mas não!!! Tava só começando o drama!!! 

Os dois homens (meio guardas, meio seguranças) me perguntaram: Le billet !! Le billet !! (ainda com um pouco de paciência...), mas eu ainda não tinha sacado o esquema, acho que tinha me "distraído" um pouco com os afrescos do teto da Dôme, e disse: hmmm billet?!?! OK, agora sim, eles tinham mesmo perdido a paciência comigo: Oui, le billet Madame!!! Billet!! Billet! S'il vous plait! (claro, porque mesmo sem paciência, eles ainda eram educados! huahauhau).

Minha cabecinha lerda ainda tava processando como perguntar em francês: Mas, onde eu compro meu bilhete?!? Mas aquilo pra eles, não significava uma turista brasileira um pouco perdidinha e sim: ALERTA MÁXIMO!!! Turista se fazendo de desentendida, portando uma mochila suspeita de carregar armamentos pesados, bombas, fuzis, provavelmente com a intenção de explodir o túmulo do digníssimo, excelentíssimo Monsieur Napoleão Bonaparte!

Sério! Eles ficaram super stressados, tipo tava achando que dali a pouco fosse entrar a equipe do GIPN e RAID, me imobilizar, me retirar à força, e pensar que eu só queria um mísero ingressinho.... Eu meio que entendi eles me falando que se eu não tivesse o ingresso favor me retirar, que sem ingresso eu não ia entrar!! OMG que desaforo!! Nessa eu mandei um: Mais , j'achète le billet ?? (ahhh o cérebro humano é fascinante nessas horas!) Aí o cara me indicou que era fora da Dôme, do lado direito, pra eu ir lá comprar e depois voltar!!!

Então fica a dica pra não passar por todo esse mal entendido:

DICA: Se você quiser visitar a Église du Dôme e por acaso tiver entrado pela Boulevard des Invalides, COMPRE O INGRESSO ANTES!! Isso evita confusões como essa que eu passei hehehe

Nossa, saí de lá pisando duro! Depois que eu vi em uma das fotos que tem uma plaquinha indicando a bilheteria, mas como eu tinha entrado pelo outro lado, não tinha visto e paguei esse mico! Fui lá na bilheteria e tinha só umas 3 pessoas na fila, quando eu pedi o meu ingresso, eu frizei bem que queria ir na Église du Dôme (já pensou se por acaso eu comprasse algum tipo de ingresso errado, que só desse acesso ao Museu das Armas e não à Église du Dôme, daí sim aqueles caras iam me matar, era extradição na certa!), mas o mocinho me explicou direitinho, conforme consta no ingresso, tudo onde eu tinha direito de ir:


Da bilheteria, a gente já tem acesso ao Museu das Armas, eu já sabia que não ia dar tempo, por isso nos meus planos estava só a Église du Dôme, mas mesmo assim aqueles corredores escuros cheios de tanta história me chamavam..... foi uma pena!

Quando eu voltei na Dôme, os caras estavam todos simpáticos comigo (claro né, agora eu estava com o meu BILLET, não ia ser expulsa de novo hehehe)
Calma, ainda não é o Napoleão rsrsrs









Mausoléu que guarda o coração (sim, coração) do Marechal Vauban


Agora sim! Túmulo do Napoleão Bonaparte!






















Fiz até um vídeo, pra registrar o momento. Bonjour Napoléonnnnn !!!


Dentro da Dôme tem uma lojinha lojona de souvenirs com várias coisas legais! Comprei um livro com fotos de Paris ! 


Depois dei uma voltinha nos jardins e descansei um pouco. Os jardins são liiiiindos !! E eu imagino bem o porquê!!!! hehehe















Quando eu estava quase saindo, tinha alguns turistas, ao longe, bem em frente à Dôme, que tiveram a grande idéia de "invadir" a grama do jardim e colocar o tripé da câmera fotográfica!!! Hahaha pra que!!! Gente, como eles levam à sério esse ambiente militar tão rígido, cheio de ordens e regras rsrsrs taí a explicação porque o jardim é im-pe-cá-vel!! O guardinha quando viu aquilo quase teve um treco, começou apitar, apitar, todo mundo olhou, todo mundo virou estátua, menos os caras do tripé huahauhau Saiu mais uns quatro guardas da portaria apitando e gritando pra eles tirarem a camêra de lá, que lá não era permitido, outros turistas foram lá e avisaram os coitados kkkkk

Saí pela Boulevard de la Tour-Maubourg e tirei algumas fotos do Hôtel des Invalides




Place des Invalides

A Torre Eiffel sempre na nossa cola, amo!



Cheguei até na entrada, com ingresso na mão e tudo, meu coração se partiu em pedaços, mais já era tarde demais (passava das 3 horas) e putz meu objetivo maior: pôr-do-sol na Torre Eiffel (isso também deu o que falar....) e ainda faltava visitar o Museu Quai Branly !!! (e alguém ainda acha que deu tempo?!?!?)
Vídeo com tremelique e vento... normal! hihihi

Tchauzinho Invalides, volto com mais tempo qualquer dia....
Sábado de sol, todo mundo esticado na grama


À bientôt !!

11 comentários:

  1. Oi! Ahh pensei que ia ser mais dramática a sitaução terrorita Wolf! Até talvez um taser ia rolar hehehehe... depois falem que os franceses são sem eduação! Brincadeiras a parte; mais um post magnífico e também um local muito bonito! Nâo visitei este também! Talvez eu vá desta vez! Está chegando a data! PAris me epera, todo os odias umas 15 vezes ao dia verifico o clima kkkk, credo estou parecendo uma tal de Vânia...
    Aguardo seu próximo post!
    Abraço

    PS: já comecei o meu novo Blog (http://ospiresnaeuropa.blogspot.com.br/, depois vista e deixa pitacos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Obrigada, mas viu, tenho que exagerar no drama, senão não sou eu rsrsrs
      Lembrei de um detalhe agora, se puder visitar a Dôme, acho que vai gostar ainda mais, pois no acesso pra chegar mais perto do túmulo do Napoleão, tem um corredor mórbido, escuro e empoeirado que leva à umas criptas (nem fui)ichhh morro de medo dessas coisas hihihi Não vou nem amarrada lá nas Catacumbas, dá arrepios só de pensar, não sei rsrs
      Que emoção!!! Logo, logo Paris afff inveja boa!!!
      com certeza vai ter muitos dias de sol sim e temperaturas bem agradáveis, já que tá rolando uma primavera bem fria por lá, vc viu??

      Excluir
    2. Vânia; adoro Catacumbas, cemitérios etc, sou bem drácula mesmo! Mas minha mãe não gosta; então desta vez não vou... quem sabe pelo menos as criptas do Patheon! O clima como disse estou sempre olhando, ontem dia 16 e 17 estavam 18º e sol, hoje já estão 10º e chuva, muda muito. Eu não ligo com chuva e frio na verdade os prefiro (não falei, bem drácula), MAS minha preocupação é com os jardins, preciso deles florido e verdes! A temperatura ajuda no caso das tulipas (quanto mais frio melhor) mas nas outras flores e árvore não. Espero que Keukenhof (já pesquisou o que é?) esteja bem bonito. Queria ir em Giverny também... Vou continuar verificando o clima e torcendo para o melhor.

      Abraços

      Excluir
    3. Não se preocupe as flores e os verdinhos já estão aparecendo por lá: http://instagram.com/p/XScjSQqFYK/ (Essa foto foi publicada em 25/03)

      Ah siiim verifiquei no meu amigo "Google sabe tudo", esse Keukenhof, o que é isso? Simplesmente maravilhoso !!!

      Excluir
    4. Obrigado pela foto. Fiquei bem mais tranquilo hehehehe.

      Excluir
  2. Adoro seus relatos!!!
    Não sabia que era possivel visitar só os jardins! Lendo e aprendendo! Minha viagem também está chegando e agora é minha vez de ficar olhando o clima, para arrumar as malas e torcer para os dias serem agradáveis!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! como está?
      Obrigada!! Parece que a temperatura está aumentando dia a dia, mas as chuvas continuam ... pelo menos os jardins vão ficando mais floridos!!!

      Que emoção, todo mundo indo pra Paris!!! Depois quero muito ver as fotinhas, me passa o link tá?

      Uma ótima viagem, aproveita bastante!!

      Bjos!!

      Excluir
    2. Que bom Liz Lino. Te desejo uma excelente viagem, se for agora em Abril quem sabe nos vemos por lá. A Paris dos turistas é bem pequena :)
      O clima está esquntando agora nsa segunda quinzena tem prvisão de até 25°, para mim é até demais.

      Excluir
  3. Obrigada queridos!!!!

    Junior, estou indo dia 7 de Maio e Vania, infelizmente maio é o mes que mais chove mesmo. Cê sabe,rs! Mas, como digo para o marido: " e daí? É chuva em Paris!" rsss!
    Escrevam mais que tô sempre por aqui!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes relatos, dicas super úteis e divertidas. Embora não conheça Paris (quem sabe um dia meu sonho se realize), me identifiquei em vários momentos/situações! rs Lori Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito obrigada, eu é que agradeço a visita!!

      Poxa espero que em breve seu sonho se realize, continue lendo blogs e vendo muitas dicas e fotos, assim quando puder ir, já vai estar expert.

      Até mais! Abs :)

      Excluir