sábado, 13 de abril de 2013

Pont Alexandre III

Salut à tous !

Pont Alexandre III, Paris, 24 de setembro de 2011.

Eu já tinha visto a Ponte Alexandre III no meu segundo dia de viagem, mas dessa vez eu ia atravessá-la calmamente, para ver todos os detalhes e tentar entender porque todos dizem que essa é a ponte mais linda de Paris.

Mas antes, vindo de Invalides, eu passei pela sede da companhia aérea francesa Air France, nesse local, além dos escritórios, tem um museu também (oh jura??), pois nem eu sabia disso, mas me parece que é só para sócios... Além de um restaurante e uma lojinha de souvenirs !














Essa é a parte de trás, a entrada fica na Rue Robert Esnault-Pelterie







Alááá que emoção, tá chegando a Ponte Alexandre III, e tenho que confessar que, na minha humilde opinião, foi um dos lugares e momentos mais incríveis da minha viagem!!! É engraçado, quando a gente pensa em Paris, obviamente, vem na cabeça todos esses locais super "clichés", né? Os tops do mainstream: Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Notre Dame e por aí vai! Mas a gente nem se dá conta que quando estamos lá, por todo lado que olhamos tem um lugar mais incrível que o outro pra gente se encantar, e uns lugares que a gente nem imagina, acabam marcando muito a nossa viagem.

Teve dois desses locais que foram muito marcantes pra mim, um deles, com certeza foi a Ponte Alexandre III, não sei se é porque era um lindo sábado ensolarado, aquela vibe toda dos turistas super felizes e encantados, os parisienses dando uma corridinha básica por lá, o Rio Sena que tava um absurdo de azulzinho, os bateaux passando cheios prá lá e prá cá, a vista linda de Invalides de um lado e do Grand Palais e Petit Palais de outro, (e juro que se você fizer uma forcinha, dá até pra ver o Obelisco da Place de la Concorde!! hehe) toda a arquitetura da ponte, ninfas, querubins, cavalos alados dourados lá em cima dos pilares e as luminárias art-nouveau *suspiros e mais suspiros* acho que por tudo isso ahhhhh não peraí, ainda falta um pequeno detalhe, a cereja do bolo é que ainda tem vista pra Torre Eiffel haha com tudo isso como não amar e como não deixar de atravessar a ponte mais linda de Paris !!!








Vamos ao momento Wikipedia rsrsrs:

A Ponte Alexandre III começou a ser construída em 1897, a primeira pedra foi colocada em 1896 pelo czar russo Nicolas II, filho do czar Alexandre III para simbolizar a aliança franco-russa feita em 1892. Juntamente com o Grand Palais e o Petit Palais, a Ponte Alexandre III foi inaugurada em 1900 para celebrar a Exposição Universal de Paris. (ah e uma pequena curiosidade: ponte em francês é substantivo masculino, se diz le pont - "o ponte" hihihiii)

Nossa, percebi um negócio agora que fiquei meio chatiada.... Nem tenho muitas fotos da Ponte Alexandre III (snif!!) Mas tenho uma lembrança muito marcante desse dia e um videozinho pra matar um pouco a saudade!!! Dando uma de Adele no clip Someone like you, só que eu tava beeeeem melhor e mais feliz hahaha Ah e tem que dar tchauzinho pros bateaux, senão não vale!


Se a definição estiver baixa, só colocar em HD que está um pouco melhor ;)

Essa foto foi gentilmente cedida da galeria Flickr de um parisiense que ama Paris e retrata a cidade maravilhosamente. E ele tem um blog de viagem pra quem arranha um pouco o francês!
Merci beaucoup Monsieur Julien Blavette ;)
E uma coisa muito legal, é que no final eu ainda dei de cara com um carro de sorvetes!!! Tava um calorão e todo mundo queria, eu precisava muito daquele sorvete e paguei 2 euros em 2 bolas minis, mas tá valendo! O sorveteiro era um comédia, super simpático, conversava com todo mundo, na minha vez eu pedi o meu de pissstattchíííííí hihi e ele falou que meu sotaque era fofo (mignon!) awwww ganhei meu dia huahauhua e a gente lá nos altos papos sobre Brasil, Rio de Janeiro, futebol kkkkk tipo assuntos preferidos dos estrangeiros sobre a gente !

Bem, mas eu precisava mesmo ir se quisesse ver o pôr do sol da Torre Eiffel! Como no dia anterior eu já meio que tinha passado por aqui, resolvi andar pela Rive Gauche dessa vez.
Pont des Invalides
Pont Alexandre III
 Trocadéro lá ao fundo (Torre Eiffel, peraí que eu já tô chegando!)
Arfff, do Museu Quai Branly, só vi mesmo o muro de vidro e plantas.... :/
(museus de Paris: 5 - Vania Wolf: 0)
Essa era a primeira vez que eu tava chegando pertinho da Torre Eiffel de dia, até então, só tava indo lá à noite! Faltavam alguns minutos para às 4 da tarde, como o pôr do sol no final de setembro é umas 19:40 / 19:45, eu tinha tempo de sobra pra conseguir o que eu queria, mesmo que eu ficasse muitas horas na fila!!! (ou mesmo que eu inventasse que queria voltar pro hotel tomar banho e trocar de roupa, e colocasse na cabeça que eu tinha que comprar uma bolsa rsrsrs)



À bientôt!

4 comentários:

  1. Essa ponte realmente é uma maravilha, tive momentos especiais nela nas duas viagens. Quem sabe da próxima vez possamos atravessar ela juntos, dois desvairados em Paris! Imagina kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não sei explicar, mas é o tipo de lugar que foi mais do que incrível e surpreendente, ela é muito linda, todo mundo encantado! Obrigatória no meu roteiro, sempre hehe

      Excluir
  2. Um de meus colegas do atelier de pintura pintou um quadro enorme dessa ponte. Simplesmente maravilhoso! E ele nem a conhece. Ela realmente fascina a todos. Levei minhas fotos para que ele visse, mas seu quadro feito a partir de uma gravurinha é superior a todas as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jacqueline, tudo bem??
      Que bom que voltar pitacar por aqui, fico feliz!! :)

      Essa ponte é mesmo linda né? Que história incrivel essa da pintura, como pode? Ele tem muito que conhecer a Alexandre III ao vivo!

      Abraços!!

      Excluir