segunda-feira, 4 de março de 2013

passadinha no Jardin du Luxembourg

Jardin du Luxembourg, Paris, 24 de setembro de 2011

Salut à tous!


Para ir até o Jardim de Luxemburgo eu optei pelo metrô 6 Cambronne - Raspail (sentido Nation), de Raspail eu teria que andar um pouquinho até chegar.



É incrível como tem muitas opções de metrô pra chegar no Jardim de Luxemburgo, mas nenhuma delas vai deixar super perto, só se vc optar pelo RER B e descer na estação Luxembourg, vai depender muito do seu ponto de partida, já que Notre Dame des Champs é linha 8, Raspail é linha 6 e 4, Odéon é 4 e 10. No site oficial está a estação Odéon como referência. E também muitas linhas de ônibus: 21, 27, 38, 58, 82, 84, 85, 89 (segundo o site)

Outro ponto a se pensar é: onde é a entrada do Jardim de Luxemburgo???

São algumas entradas (que representam os marcadores coloridos no mapa ao redor do Jardim): Rue Auguste Comte, Rue Guynmer (2 entradas), Rue de Vauginard (2 entradas) e Boulevard Saint-Michel. E na verdade não são aqueles portões enormes e decorados que representam de longe uma "entrada", pelo menos por onde eu entrei (Boulevard Saint-Michel) e saí (Rue Auguste Comte) eram passagens no meio do cercado ao redor do Jardim, eu só achei a entrada na Boulevard Saint-Michel depois que eu vi uma moça que tava correndo pela calçada e simplesmente acabou entrando lá dentro (tipo passagem secreta hehehe !!)

Depois de andar num caminho de árvores eu chego aqui:
























Sábado de sol parisienses correndo e passeando com os filhos no meio dos turistas



Palais du Luxembourg, sede do Senado francês









Eu fiquei sentada um pouco nessas cadeirinhas comendo um chocolatinho e poderia passar o dia todo lá se eu pudesse, era começo de outono e o jardim ainda estava super florido e colorido, somado ao céu trincando de azul, mas eu tinha bem pouco tempo na verdade, e fui conhecer a famosa Fontaine Médicis.







Eu realmente tinha subestimado muito o tamanho (é enooooorme!!! olha isso) e as "atrações" do Jardim de Luxemburgo, reservei só 1 hora por lá, até deu pra conhecer algumas coisas, mas com toda a certeza é um lugar que vale passar muitas horas, até mesmo o dia todo se for contar uma visita no Museu de Luxemburgo também.

Eu nem mesmo sabia que o Jardim de Luxemburgo era um museu à céu aberto, com tantas e tantas obras espalhadas por tudo, onde se olha tem uma escultura, separando as fotos eu percebi que tinha somente 4 míseras fotos delas, posso até ter visto mais algumas que não tenha tirado foto na hora (como uma escultura/fonte onde um papai francês com seu filhinho fofucho estavam alimentando os peixinhos). No site tem um plano das 357 estátuas que estão espalhadas por lá (mentira não é tudo isso, mas são 106 no total!!!), tem de tudo!! Tem estátuas de leões, cervos, Chopin, Beethoven, La Bocca della Verita e até uma réplica da Estátua da Liberdade !!!! Da próxima vez vou com esse mapa debaixo do braço e vou olhar UMA por UMA hehehe




Étudiants morts dans la Résistance (Gaston Watkin): Monumento símbolo do sacrifício da juventude, homenagem aos estudantes resistentes, inaugurado 1956.


Triomphe de Silène (Aimé Jules Dalou): No jardim desde 1899.








Paul Verlaine, poeta francês (Auguste de Niederhausen Rodo): Busto de mármore inaugurado em 1911. As três figuras femininas que emergem da pedra representam as três almas de Verlaine, uma alma religiosa, uma alma sensual e  uma alma de criança.


Monument à Delacroix (Aimé Jules Dalou): Inaugurado em 1890, as três figuras aos pés do monumento representam o Tempo, a Glória e o Gênio das Artes.









Eu não tinha andado nem a metade e já tava morrendo de sede e à procura de um toilette, eu até achei um próximo ao Museu, mas quando eu estava quase perto me entra um guia daqueles carregando uma bandeira e umas 50 pessoas atrás, todos da melhor idade, imaginem então como ficou a fila do toilette das Madames hehehe

Continuei andando e achei uma lanchonete/restaurante que vendia crepes deliciosos de todos os sabores e saladas, mas eu não podia almoçar e me demorar ali, só comprei mesmo um jus d’orange (suco de laranja) e sentei num banco para descansar e ver as criancinhas brincando, quando eu percebi que na garrafinha de suco estava escrito: Orange du Brésil !!! hehehe aproveitei também para ir ao toilette ali perto, não sei se era da lanchonete ou do Jardim, porque era pago (1 ou 2 euros não me lembro muito bem, enfim uma moedinha!). 



Já tava mais do que na hora de partir infelizmente (ahhhh), queria achar uma saída perto da Rue D’Assas para seguir o meu roteiro e achei.

À bientôt !

4 comentários:

  1. Oi! Somente um adendo sobre a Estádua da Liberdade, acredito que já saiba, mas em Paris te duas! Essa do Jardin e outra no Seine. Descobri isso ao ver o segundo filme do Nicholas Cage "Natinal Treasure - Book of Secrets", tá vendo? Filme é cultura! Kkkkk.
    Tive o privilégio de ver e fotografar as três Ladies.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então, essa do Sena, eu tinha visto em fotos, é na "virada" dos bateaux né?, mas a do Jardim de Luxemburgo foi surpresa total !!
      Filme é super cultura e ajuda demais nos roteiros rsrs

      Excluir
  2. Parabéns, me ajudou muito..pois estava planejando meus roteiros para a proxima semana e fiquei em duvida qual saída mais próxima para tomar o métro Notre Dame des Champs. Obrigada e Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      eu que agradeço pela visita e fico muito feliz em ter ajudado.
      tenha um ótimo dia no Jardim de Luxemburgo :)

      Excluir