domingo, 6 de abril de 2014

Castelo de Versailles - Part II

Castelo de Versailles, 27 de setembro de 2011

Salut à tous !


Continuando as salas e mais salas do Castelo de Versailles, a mais esperada com certeza era a Galerie des Glaces, a Sala dos Espelhos, projetada no reinado de Louis XIV. É claro que ela é esplendida, maravilhosa, mas não há como apreciar com tanta gente!!! E no meu caso, particularmente nada supera a minha emoção daquele "hall" (é meio sacanagem chamar de hall eu sei) da Ópera Garnier que é absolutamente magnífico e estava sem ninguém !!! A Ópera Garnier apagou todo brilho da Galerie des Glaces. (pronto falei) haha


O teto é decorado com quase 1000m² de pinturas de Charles Le Brun, ilustrando as conquistas do reinado de Louis XIV



Muitas estátuas e móveis de decoração foram furtadas e danificadas na invasão da Revolução.



























Salon de la Paix

A próxima, Salon de la Paix, também muito bonita e muito parecida com o Salon de la Guerre, cheia de mármores e dourados, dá até uma sensaçãozinha de déjà vu, que é isso? já passei aqui? haha A Rainha Marie Leszczinska (control c control v) esposa de Louis XV dava concertos de música nessa sala, assim como a Maria Antonieta.
As pinturas do teto são lindíssimas, acho que tinham sido restauradas há pouco tempo, na parede o quadro Louis XV offrant ses deux filles en témoignage de paix à L'Europe, de François Lemoyne, de 1729.


































































































































Antes de ir para a próxima sala, vou abrir um parenteses aqui de um negócio que estava acontecendo comigo entre uma sala e outra. Não lembro exatamente como começou, mas em determinada sala, uma casalzinho feliz me pediu pra tirar fotos deles, sim com toda aquela muvuca a gente mal podendo com nossos afazeres, tem isso também, mas claro, sou simpática e tirei a fotinha que eles tanto queriam! mesmo que nem se deram conta que não perguntaram pra mim se eu queria foto, pra mim é meio regra, pediu pra alguém tirar uma foto sua, ofereça tirar também, ainda mais no meu caso, que estava sozinha. Quando tava na outra sala, quem me vem pedir pra tirar foto? Eles, o mesmo casal! Ok, tudo bem eu tiro... (fizeram pose e tudo), na outra sala, eles de novo !!! Aí eu já tava ficando com cara de poucos amigos, é.... minha paciência é meio totalmente curta, como assim? Virei fotógrafa oficial de casais no Castelo de Versailles e não me avisaram?? O ~legal~ é que eles nem se davam mais o trabalho de pedir e tals, já iam tacando a câmera na minha mão hahaha Péra lááá! Comigo não! Que folga !!! Já tinha passado do nível de gentilezas! Daí eu fiquei enrolando mais em uma das salas (as idéias!) pra eles avançarem e eu não ficar na mesma sala que eles afff hahahaah

Chambre de la Reine

Isso mesmo o quarto da rainha!! Nossa o quarto da rainha, o quarto da rainha !!! Pensa no alvoroço que foi, todo mundo amontoado pra ver o quarto da rainha. Muito, muito disputado um espacinho! Tudo fofo, romântico, dourado, florzinhas, lustres, é digamos um digno quarto de rainha (por pior que fosse a rainha kkkkk) 



E claro que teve o grande momento, fui forte, fui guerreira, me impus na multidão e tá láááá na turma do gargarejo a querida caminha fofa da rainha !!
Antichambre de la Reine

Sala onde desde o reinado de Louis XIV até Louis XVI, os reis e sua família faziam seus jantares em público. (pra quê né? rsrsrs)

No teto a pintura La famille de Darius aux pieds d'Alexandre, por Henri Testelin, de 1665. Essa sala tinha sido acabada de ser restaurada em 2010, por isso tudo estava tinindo de novo, muito linda!
Eu queria tanto ter visto esse quadro da Maria Antonieta com os filhos de perto, mas foi impossível, muita gente, muita espera, me contentei em tirar a foto de longe mesmo....e sem foco pra ajudar huahauahu Marie Antoinette et ses enfants, por Louise Elisabeth Vigée-Le Brun (esposa de Charles Le Brun) de 1787.


Salle des gardes de la reine


A penúltima sala que eu visitei e estava rolando uma restauração no teto, ficou parecendo quebra-cabeças haha Nem deu pra ver direito no teto o quadro Jupiter parcourant les airs, accompagné de la Justice, l'Abondance et la Piété, de Noel Coypel. E segundo a Wikipédia, foi nessa sala que na manhã da invasão do Castelo de Versailles, os guardas tentarem resistir e proteger Maria Antonieta. 





Salle du sacre

A última sala (ahhhhh) pois é, essa sala é dedicada às conquistas de Napoleão I. Aqui dá pra perceber bem que a luminosidade nos quadros estraga tudo !! Mas na hora eu fiquei fascinada pelos detalhes e como eram enoormes, consegui ao menos registrar os três mais importantes. La Bataille d'Aboukir, por Antoine-Jean Gros, de 1801.
Sacre de l'empereur Napoléon 1er et Couronnement de l'impératrice Joséphine, à Notre-Dame de Paris, le 2 décembre 1804, por Jacques-Louis David, de 1807.
Serment de l'armée fait à l'Empereur après la distribuition des aigles, 5 décembre 1804, por Jacques-Louis David, de 1810.






















Bom até que deu pra ver bastante coisa, mas depois da viagem (porque no dia eu não consegui pensar nem lembrar de nada) eu via umas fotos do Castelo de Versailles e ficava me perguntando: Nossa mas eu não vi essa sala!! Onde é?? Até quando eu via as fotos pensava que era no Louvre, mas não era a Galerie des Batailles no Castelo de Versailles, bem depois da Salle du Sacre e pelo que fiquei sabendo, ela é intermitente, hora aberta, hora fechada, infelizmente, para minha tristeza nesse dia estava fechada :( Lá tem muitos e muitos quadros de grandes eventos militares da história da França e bustos de militares franceses mortos em combate. Se bem que se eu entrasse a essa altura da tarde numa sala dessas, com certeza eu nem ia sair pra ver os Jardins hahaha Espero poder apreciar essa sala !
Galerie des Batailles - foto da internet

Antes de entrar no "Grande Espetáculo dos Jardins Musicais" (só que não!) eu vi uma loja da Ladurée ! Eu ainda não tinha comido macarons Ladurée ! Não era um pecado isso?! Chegou a hora!! 

A loja claro, era toda fofa, cheia de frufru e tudo com o tema Versailles e (não tem como escapar) Marie Antoniette, eu olhava o site sempre e imaginava comer todos aqueles docinhos, não é que eu cheguei lá e só comprei uma caixinha (de morrer de fofa) com 6 macarons ?! eu tava tão cansada, tipo quase morta mesmo, e minha mochila tava tão pesada, mas tão pesada que sei lá, queria fazer as coisas rápido. Eu paguei 15,20 de 6 macarons, mais a caixinha linda que tenho até hoje, mas como ela é tipo um cubo não consegui uma foto decente dela kkkkkk

Tinha acabado assim a minha breve passagem corrida entre uma multidão de pessoas loucas fotografando por todo lado, no Castelo de Versailles !!! Agora tinha os belos jardins pela frente, numa tarde linda e ensolarada de setembro.

À bientôt !

6 comentários:

  1. Ihhh Vânia, parece que você tirou muitas fotos do teto também! kkkkk, com aquele tanto de gente também pudera; não sei se volta ao castelo não, minha experiência foi ruim e olha que me levaram de carro e pude também apreciar a cidade. Agora quanto ao casal que queria te contratar kkkkk, olha as vezes foi melhor nem te oferecerem para tira a foto, porque nossa! O povo de lá é ruim para enquadrar, pedi para uma moça para tirar uma foto minha na lateral de Notre Dame e ela cortou as torres! Pedi no Jardin des Plantes para tirarem uma foto minha em frete a representação de um tigre atacando uma viajante em um elefante e eles cortaram o tigre! Putz! Vamos nós dois? Assim que sabe as fotos saem boas? kkkk

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh o teto do Castelo de Versailles é lindo né? hahaha Tava morta, bracinhos doendo :/
      Aquele casal peloamor, tipo eles me procuravam na multidão sabe? Alááá ela tem cara de boazinha vai tirar 50 fotos nossa huahuahua mal sabiam eles, meu sangue alemão-italiano-português ferveu !!
      É às vezes pedir pra tirar é contar com a sorte... e tinha vezes que eu nem queria que tirasse, tipo tava lá fazendo minhas forever alone A.K.A "selfies" kkkkk e a pessoa via e já se oferecia pra tirar. Em setembro eu acho que vou ter sorte, tenho um amigo francês que é um super fotógrafo ( https://www.flickr.com/photos/sottolestelle/ ) quero ver não ter foto boa minha dessa vez !! :)

      Excluir
  2. Oi Vânia, eu também não vi essa Galerie des Batailles. E esse quarto da rainha, cruzes, eu que não iria querer ser rainha e dormir nisso aí com direito à exposição e com tantos dourados e cores fortes. Não iria conseguir pregar olho. E fazer refeições diante do público. Pobres monarcas. É muito rebuscado, tudo muito pesado. Só os jardins salvavam esse palácio do mau gosto total. Pior é que quando fui depois dessas salas todas, eis que deparo com móveis estilo anos 60, aqueles com pés de palitinho e cores fortes. Foi um choque. Horrível.
    E será que Luís XIV aprovaria dividir a entrada do palácio com aqueles ferros? É uma escultura, mas já esqueci de quem. Paris tem muito dessas misturas. Em 2011, o Jardim das Tulherias estava invadido por umas coisas estranhas. Há gente que gosta. Eu não.
    Estou aguardando ansiosa o post sobre os jardins. Eu só os vi da janela. Jac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline ! tudo bem?

      Nossa o que eram esses móveis, estavam em restauração? kkkk Era muito bizarro esses móveis, eu pensei que a qualquer momento ia sair aquele cara cabeludo que vende móveis franceses e louça russa na TV kkkkkkk Esses ferros, dos males o menor, até que não estragou muito o visual.... No fim Versailles é aquela coisa, tem que ir pra ver e na verdade todo mundo volta insatisfeito com as mesmas reclamações, orkutizou haha

      Excluir
  3. Quanto às fotos, eu peço. Se alguém me pediu para tirar fotos, mesmo que não ofereça, eu já vou passando minha câmera. Não dá para esperar e é como se houvesse um acordo de reciprocidade.
    Chateada eu fiquei comigo mesma quando um senhor se ofereceu para tirar minha foto em frente à Sacre Coeur e eu,sem refletir, lasquei um Non, merci, mon amie c'est lá! Ele saiu muito sem graça e eu me dei conta de tinha recusado uma gentileza que, na certa, ele não iria ter coragem de oferecer para mais ninguém.Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahauhauhua tadinho, traumatizou o senhorzinho kkkkkk
      eu não recusei, mesmo que às vezes nem queria tirar foto, mas desde meus primeiros momentos lá, no dia de ver a Torre Eiffel, passou uma turminha de adolescentes já bebinhos e viram euzinha, tentando uma foto com a Torre e me ofereceram pra tirar fotos, ficaram péssimas e eles queriam tirar outras e outras e com flash e sem flash eu lá querendo despachar os coitadas c'est bon c'est bon c'est bon hahaha

      Excluir