sábado, 8 de março de 2014

Chegando no Castelo de Versailles

Versailles, 27 de setembro de 2011

Salut à tous !

Se vc descer na estação Versailles Château - Rive Gauche (que é o ponto final do RER C) é muito fácil e pertinho chegar no Château de Versailles. É só fazer exatamente como no mapinha, ao sair da estação seguir à direita (a avenida se chama Av. du Géneral de Gaulle) logo à frente vc já vai dar de cara com a Maire de Versailles (Prefeitura) que é uma construção linda e enorme (mas calma ainda não é o Château hehehe) depois na próxima avenida (Av de Paris, é Paris não vai te deixar em paz nem em Versailles haha) é só olhar  virar à esquerda e PRONTO! Já vai dar pra ver os portões e o Château ! (ou se preferir siga a multidão de turistas que dá na mesma!)







Maire de Versailles


Chegando mais perto já comecei a ficar mais e mais empolgada pra entrar logo, a tarde linda pra variar, céu azul e a temperatura até estava um pouco alta tipo 27/28 graus. Mesmo já sendo tarde, fiquei impressionada como tinha gente por lá, muitos carros no estacionamento, muitos e muitos ônibus, muita gente, presumi que já estavam tudo vindo embora, claro!


Pelo que tinha acompanhado, de tempos em tempos, tem exposições (~intervenções~) dentro e fora do Château, lembro até que em 2010 teve uma verdadeira polêmica com as obras do japonês Takashi Murakami, também não foi pra menos, e se vc entra numa sala do Castelo de Versailles e dá de cara com o kaikai kiki: (kkkkkkkkkk)

Eu ia querer morrer, ia soltar um WTF??? huahua


Mas é feio? Não, não é feio! mas pra mim não é harmonioso, por exemplo se estivesse lá no Beaubourg, no Pompidou ia ser bem legal, mas em Versailles ??? Pra mim não ia dar certo hahaha





Mas em setembro de 2011, quem estava expondo suas obras era o Bernar Venet, e gente, pra mim ficou lindo demais!!! Super combinou com as estruturas, tanto do Castelo como nos jardins (depois eu mostro!)



Tava tudo muito lindo, tudo muito bom, até eu passar pelo Portão de Honra e ver uma estranha aglomeração de pessoas em fila para entrar no Castelo!!!! Tipo???? O que são essas 200 mil pessoas pra comprar ingresso às 4 horas da tarde???? Quem foi???? Quem deixou????
Confesso que me bateu um pânico! E se eu nem conseguisse entrar?? Teria sido em vão todo meu perrengue dos trens??? Ahhh mas eu ia entrar, ia sim! Nem que tivesse que pegar senha e dormir lá mesmo huahauhauhua

O negócio tava feio! Muita gente, credo! E ainda por cima, essa filona era pra todo mundo entrar, eu tinha que passar primeiro pela fila de comprar bilhetes... o que eu poderia já ter feito pelo site por aqui. E é isso mesmo, tem muitas maneiras de visitar cada parte do Castelo de Versailles, e como imprevistos acontecem, eu digo ainda bem que eu não comprei nada pela internet, se eu tivesse comprado ingressos pro Grand Trianon e o Dominio da Maria Antonieta nem ia dar pra visitar, então pontos pra mim ! haha 

E tem outro pequeno detalhe, os eventos que acontecem no verão/primavera e alta temporada (de abril à outubro), os Jardins Musicaux e as Grandes Eaux Musicales. O primeiro acontece às terças-feiras, e é como o nome diz um jardim musical (e é uma roubada gente!!! kkkkk mas já já explico!) o segundo é um evento com as fontes e águas e música que acontece aos sábados e domingos e às vezes na sexta-feira também (vou tentar esse da próxima vez!). Tem tudo explicadinho na agenda aqui é só escolher ! Como dia 27 de setembro de 2011 era uma terça, eu já sabia que ia ter esse tal Jardim Musical e também já sabia que era um negócio caído, tipo nem mude o roteiro pra ir lá na terça só pra ver/ouvir isso pois não vale a pena!

Mesmo vendo uma fila enorme eu fui na fé na bilheteria comprar o meu ingresso, pelo menos pro Castelo e Jardim, no mínimo, não tinha ido lá só pra ver o portão !!! A fila da bilheteria estava bem tranquila, pelo menos.... E tinha muitos guichês de venda, aliás eu achei essa parte impecável no Castelo de Versailles, a organização, atendimento, com aquele mundo de gente, tava tudo perfeito, pelo menos aquela hora, naquele dia! Tinha aquele menu enorme de opções, castelo, jardim, grand trianon, com audio guia, sem audio guia, eu pedi só pro Castelo and Jardim !! Depois de comprar o ingresso, passava por outra sala e a moça perguntou da onde eu era, eu disse Brasilllll  il il toda feliz, vai que ganhava entrada grátis ou furava a fila, só que não, era só pra me dar o guia do Castelo de Versailles em português hahaha se eu soubesse falava que era da França mesmo rsrs É o mesmo guia que tem no site aqui

Depois uma das coisas que eu achei mais legal por lá, pra entrar tem que passar por um detector de metais !!! Igual no aeroporto!!! Parece muito? Mas eu achei incrível, pois é muita gente de tudo quanto é lugar, e tem que ser seguro. Em Paris na maioria dos lugares que eu entrei, só bastou abrir a mochila e eles davam uma olhadinha, eu não tinha nada, mas alguém com a mente suja pode se aproveitar dessa falha. Lá em Versailles não tinha isso não, só fiquei pensando na minha mochila cheia, repleta de bugigangas passando pelo raio-x, já tava vendo a moça perguntar: O que é isso?? e eu: Ahh é uma sombrinha, eu comprei em Montmartre rsrsrs

Quando eu saí desse processo todo pra comprar um mísero ingresso, a fila já não estava tão assustadora assim, tava andando e andando rápido ainda bem, fiquei mais tranquila!! E quando menos dei por mim, tava do lado de dentro !!!!

 
Mas tem um pequeno detalhe, mesmo que eu não tenha ficado horas na fila, o problema era que aquela fiiiiila de pessoas estava agora lá do lado de dentro junto comigo ! rsrsrs

À bientôt !!

8 comentários:

  1. Esse é o problema: turistas. Se vai sendo empurrada numa enxurrada de (geralmente) chineses, o que tira muito do brilho de Versalhes. Gostaria de visita-lo sozinha, em silêncio, só eu e os fantasmas. Aí poderia sentir realmente o clima do castelo.
    Vânia, vi teu e-mail num dos comentários e copiei-o. Se quiseres, eu mando por e-mail algumas fotos de minhas viagens.
    Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jacqueline!
      tudo bem? como vão os preparativos? :)
      É só eu pra achar que ia estar mais vazio sendo 4 da tarde, era o que eu esperava... mas não, era uma muvuca só ! hehe

      Claro que pode me mandar as fotos no e-mail, ótima idéia!!! Eu vou adorar !! Obrigada!

      Bjos :)

      Excluir
  2. Vânia! Eu fui uma vítima da exposição de 2010! Que oooooooodio! aquelas coisas horrorosas junto no castelo (coloquei uma foto no meu blog), no interior não consegui tirar uma foto boa, tinha que apontar a câmara apenas para o teto, pois caso contrário só fotografaria cabeças orientais. Você não explicou por que os jardins musicais são uma fria; fiquei curioso.
    Quero saber também como foi sua visita no interior, publica logo!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahau estava esperando a sua manifestação !!! Eu vi no seu blog as fotos hehehe
      Que pena Junior, mas até que era bonitinho né rsrsrs #ódio

      E aí, tudo bem?? Tá chegando a hora hein?? Eu fico ansiosa até pelos outros :D
      Eu vou fazer um post só do Jardim (é que tinha muita foto e ia ficar muito pesado) daí eu falo desse negócio de Musical aí pode deixar !

      Breeeeve mais ! :)

      Beijos !

      Excluir
  3. Nossa! Está chegando! para você ver como demorei a comentar estou atarefado! Fazendo roteiros etc. Fico ansioso alguns dias, outros desanimo, típico de pré viagens. E você já está planejando a sua?
    Aguardo seu post!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Junior sumido Pires ahaaha
      Vc tá tão doido que comentou 2 vezes já kkkkk
      É eu sei que também tô demorando um pouquinho pra postar hihihi

      Como assim desanimo? Que pasa?

      To planejando, aliás, tá tudo tão pronto !!! To chocada, já tenho passagem, studio, roteiro, falta mesmo o básico, seguro, comprar passagens de trem, não sei ainda como levar o euro, viu que o euro tá abaixandoooooooo aleluia, rezemos!!

      Ahhh e tem os " encontrinhos " em Paris, né Gi??? né Jacqueline ?? :D

      Vou te mandar um e-mail!!

      Beijos!! Boas preparações !!

      Excluir
    2. Salut Vânia!

      Acabei de responder seu e-mail com os pitados :) Espero que ajude e algo, você conhece Paris muito bem.
      Eu amanhã vou tentar montar um roteiro mais passo-a-passo para ver se vai dar tempo tudo, você vai ver no meu e-mail que foi trair um pouco Paris...kkk, mas você também vai né? E muitas vezes! que feio.
      O euro tem que continuar a baixar,s e bem que você deve ter algo do exagero de 2011 kkkk
      Que bom que vai encontrar com as meninas, fiquei com inveja aqui, mas minha família quer um clima mais quente e com flores, então vai ser no começo do verão, também ajuda para minha traição, pois lá é mais bonito nesta época..
      Depois verifica meu e-mail.

      Abraço

      Excluir
    3. Junior oii!

      eu respondi seu e-mail (é tão grande que acho que vc vai demorar uma semana pra ler tudo), mas obrigada pelas dicas valiosas, vou realmente rever alguma coisas !! :)

      O exagero de 2011 pagou minha estadia de 18 dias e ainda vai dar pra uns 3 dias de comida uhuuuu (com os R$ 2,37 de 2011 !!) :D

      Não vai faltar oportunidade nesse mundo pra gente se encontrar em Paris, não é possível, uma hora vai dar certo hahaha

      Muito obrigada pelas dicas !!! Beijos :)

      Excluir