domingo, 26 de janeiro de 2014

Saindo de Paris

RER C, Paris, 27 de setembro de 2011

Salut à tous !

Depois do aperto da linha 13, eu finalmente estava na estação Porte de Clichy, para pegar o RER C rumo à Versailles. E na verdade, eu já estava praticamente fora de Paris e aquilo já estava me assustando um pouco, mas antes, eu precisava comprar os bilhetes para ir até Versailles, pois eu não podia usar meus bilhetes de metrô, era outro bilhete e outro valor, como já expliquei
Quando eu comprei o pacote para Paris, tinha a opção de incluir 2 passeios, Bateaux Mouches and visita à Versailles, e claro ia aumentar um pouco o preço, pesquisando, descobri que eu poderia fazer isso por conta, por exemplo, eles iam cobrar 82,00 euros para ir à Versailles de ônibus, incluindo a entrada, indo sozinha eu só ia gastar o RER e a entrada (6,40 de RER e 15,00 euros na entrada !!!). Bom inventou agora aguenta. Na hora de comprar os bilhetes eu só vi as máquinas Navigo de recarregar o cartão, não tinha aquelas máquinas de comprar bilhetes!!! E agora?? Ahh do lado tinha guichês....... mas estavam fechados !!! e quem disse que ia ser fácil haha nada a ver aqueles guichês fechados, porque? era hora de almoço? não. O que eu fiz??? Comecei a bater no vidro do guichê e gritar: bonjour! s'il vous plait! huahauhauhua tipo gente abre essa coisa que eu preciso ir pra Versailles pelo amor de Deus !!! kkkkk Daí chegou do meu lado um segurança gigante perguntando se eu queria comprar bilhete !!! Ahhhh vá! Eu disse que sim (claro, né! necessito!) com aquela carinha de criança que tava fazendo arte kkkkk e ele me diz pra eu esperar que ele ia chamar o cara ! hein?

Então deixo a dica, quando tiver guichê do metrô fechado e vc quiser comprar, é só socar o vidro que alguém aparece kkkkkk (mas claro, sempre com muita educação, tem que falar s'il vous plait !! hahahaha)

Não dei muita confiança, achei que esse alguém fosse demorar um século pra abrir a janelinha, já tava começando entrar em mini pânico me perguntando se era mesmo pra eu ir pra Versailles visto que eu já estava atrasadíssima e sabia que esse trajeto ia demorar quase 1 hora e mais essa ainda..... mas o guichê abriu. Eu disse que queria um aller/retour (que é o chamado Billet Origine-Destination) pra Versailles, simples. 

O cara me deu milhões de instruções que eu não entendi nem metade, enfim eu sabia que ia ter que descer na estação Champs de Mars-Tour Eiffel e lá pegar outro trem que ia me levar direto até Versailles. Ele me falou várias vezes de um tal de Vich! Vich?? Vich!!! sei lá o que era esse tal de Vich kkkkkkkk sei que tem uma cidade que chama Vichy, mas eu tava indo pra Versailles ? rsrsrs ele me disse pra descer as escadas e esperar o próximo trem, mas as escadas estavam interditadas com uma faixa, eu até perguntei se eram aquelas mesmo! Mas eram, que estranho, que bizarro.... desci achando que eu tava fazendo a maior burrada, saindo de Paris assim por conta, se achando a mochileira selvagem aventureira que nunca viajou e de repente vai pra outra cidade de trem. Meu medo mesmo de pegar trem era mais porque não era igual metrô que vc entra e ele te leva à todas as estações, de trem tem que saber certinho qual pegar, a linha é intercalada, ele podia me levar longe, sei lá pra onde, tipo outro país, tipo Portugal ou Rússia kkkkkk

Quando eu desci, eis a estação: (fotos em péssima qualidade eu sei hihi)

Pior ainda, o que era essa meia dúzia de pessoas aí? Cadê todo mundo? Cadê turista? Cadê?

Ah não isso tava errado, muito errado, nossa eu fiquei com tanto medo rsrsrs deu mais medo ir de Paris pra Versailles do que sair de São Paulo e vir pra Paris, sério!! e ainda por cima já era 2 e meia da tarde, e pra voltar então? Eu ia conseguir voltar certinho pra minha "casinha"??? Eu podia muito bem sair dali, né? era só subir as escadas ia perder os bilhetes, mas fazer o que, pensei em fazer isso quando eu vi uma menina descendo as escadas, aquela típica parisiense, mas antes um aviso, não julguem ninguém pela aparência, nesse caso a parisiense era aquele tipo blasé, cabelão armado, um monte de camadas de roupas, botinha, cachecol (27 graus hein?!) eu resolvi num ato de desespero pedir alguma informação pra ela, ou na verdade confirmar a informação, mas já sabendo que eu ia levar uma bufada mal humorada na cara , óbvio, maaaaas não!! Não é que ela foi uma fofa comigo! Juro!!!! Ela nem estava indo pra Versailles, mas me levou num super mapa do RER que tinha lá e me explicou direitinho tudo, não que eu entendi 100% do que ela falou hahaha mas pelo menos ela me deixou mais tranquila, eu estava sim no caminho certo, depois quando eu parasse em Champs de Mars-Tour Eiffel eu perguntava novamente. 

Depois de uns 5 minutos o RER veio !! EEEEbaaaaa! Não desgrudei do meu mapinha do RER que eu peguei no Ibis. O trem não é lá essas coisas, eu confesso, é que eu imaginava O TREM, mas acho que isso deve ser o Thalys que vai pra outros países, ou o TGV, não sei, o RER é meio velhinho rsrsrsrs mas a poltrona e mega confortável e é climatizado. Tava quase vazio, eu sentei meio na frente, qualquer coisa eu podia berrar pro motorista hahaha e além do mais era o lugar perfeito no lado esquerdo do trem, depois de um tempinho, olha a vista, coisa básica:




Quase pulei da poltrona! Lindaaaaaa! nem tinha visto a Torre Eiffel hoje ainda hehe o que queria dizer que logo logo eu estaria na estação Champs de Mars-Tour Eiffel, na verdade foram 6 estações até lá, muitas vezes por baixo da terra, não deu pra ver muito Paris nessa parte da viagem. 

Enfim, a estação Champs de Mars-Tour Eiffel (eu achando que ia ver de novo a Torre Eiffel hahaha)

Aí tava feito, e agora? o que fazer? que trem pagar? pra onde ir? porque pra mim, ali ia passar trem tanto pra ir pra Versailles, quanto pra ir pra Ivry-sur-Seine completamente do outro lado que eu queria ir. Mas quando eu tava subindo as escadas, tinha um painel com os horários dos próximos trens, e adivinha só, dali 7 minutos ia vir o trem VICH !!! VICH!!! quando eu li isso quase saí fazendo uma dancinha da alegria !!!! hauhauahuhau então era isso o Vich, era o trem que eu tinha que pegar pra ir pra Versailles !!!! Que emoção hahaha Como eu já tinha ficado mais tranquila tinha batido uma fominha e lá tinha uma daquelas máquinas de snacks, eu peguei um pacotinho de M&Ms chocolate pra recarregar as energias (e era só esses tipos de coisas que tinha, não tinha chocolate Made in France na máquina kkkkk).

Ali sim já dava pra identificar mais turistas, até parou um casal do meu lado que só falou; Versailles? eu eu disse que sim ! Daí vimos o Vich vindo e não é que eu quase perdi o trem ? huahauhua Explico, ele veio e não parava nunca, foi parar lááááá na frente eu e o casal tivemos que correr pra conseguir entrar no último vagão, dá pra acreditar numa coisa dessas kkkkkkkkk
foto da internet - Vick is coming ! 
E as emoções nesse RER estavam só começando, mas agora com a certeza que ele me levaria direto pra Versailles, tava tudo bem.

À bientôt!

12 comentários:

  1. Quando fui a Versalhes, comprei o ticket na Gare du Nord (estava hospedada a 2 quadras dali) e troquei em Saint-Michel. Bem tranquilo. No caminho, um violinista apareceu no trem e ficou tocando enquanto o vagão balançava suavemente. Esses artistas de Paris nos enfeitam a viagem. Valem os euros que lhes damos. Mais do que o concerto que paguei na Opera Garnier, que foi horrível e eu só repetia: só aguento 6, nenhuma mais. Acho que tinham escolhido a dedo as piores composições de todos os tempos.
    Mas vou ficar esperando para ver as tuas impressões de Versalhes. Achei sombrio e fantasmagórico. Não moraria lá. Não me fez perder a cabeça, não. Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline!
    O que vc achou dessa região perto da Gare du Nord?
    Gente, tô chocada com essa coisa da Ópera Garnier, meu sonho ver um concerto lá! Nem tenho cartão de crédito, não tem como comprar os ingressos online antecipados :(( será que é melhor eu fazer um cartão de crédito pra comprar ingressos e passagens antecipados?? E fora que o cartão de débito VTM tá com a mesma taxa do cartão de crédito, não tô vendo vantagem ir com o VTM dessa vez, o que vc acha!! quantas dúvidas hehe

    Bjos, obrigada pelas visitas!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Vânia. A despeito de tudo o que dizem, eu adoro essa área do 10, 9 e 18. Talvez por eu gostar de lidar com gente e aí há uma mistura incrível. Africanas carregando seus bebês nas costas, bem amarrados em faixas, árabes, indianos e franceses, é claro. Tudo junto e misturado hehe. Estou novamente reservando apartamento no 10, mas a uma quadra da estação Anvers. Só mudando de lado. Da primeira vez fui com receio, mas a proprietária do apartamento me disse, nos e-mails que trocamos, que era um lugar tranquilo e assim foi. Nunca vi nada que me desse receio. Isso que minhas amigas não queriam perder nada e lá fomos nós a bailes, bares e caminhadas por Montmartre até virar a meia-noite ou mais. Outras vezes chegamos ou saímos de madrugada por causa de voos. Perguntei para minhas amigas se queriam ficar lá ou no centro e elas disseram logo que gostaram do lugar e queriam repetir.
    A Ópera Garnier é linda para conhecer e, se der sorte, ver um bom espetáculo. Talvez uma visita guiada seja melhor. Eu ainda não fiz a visita, mas já assisti a dois espetáculos (se é que se pode chamar de espetáculo aquilo a que assisti desta vez). Em 2011 vi um balé e não gostei, mas como era a primeira vez que entrava lá estava deslumbrada e quase não me importei com o aperto das cadeirinhas de jardim de infância forradas de veludo vermelho nem me importei com os joelhos do rapaz alto sentado na fileira de trás. Só me preocupei em não ter gostado do balé. Mas valeu para passar a apreciar mais as apresentações das escolas de dança da minha cidade. Desta vez, no entanto, não assisti a nada que me prendesse 1% de atenção e aí as cadeirinhas foram insuportáveis. Devia se passar o mesmo com todos em volta, pois só via gente esticando as pernas para o lado ou até sobre a outra cadeira (!).
    Como recompensa, assisti ao Lago dos Cisnes no Teatro do Chatelet. Lindo!
    E tente ir ao Cirque d'Hiver. Fica perto da Place de la Republique. Vale a pena!
    Quanto a cartão de crédito, não vivo sem ele. Planejo, reservo e pago tudo antes de viajar. Aí só levo pastinha com os comprovantes impressos e uma listagem de datas e horários para não me perder. Mesmo quando havia diferença no IOF eu usava muito o cartão e fiz sempre todas as reservas com cartão platinum Visa, que também dá o seguro de viagem quando se compra a passagem integralmente com ele. Levo o meu numa bolsinha por dentro da roupa e cuido muito, pois já tive a desagradável experiência de ser roubada em Buenos Aires e ter de correr para fazer ocorrência e ligar para a administradora para cancelamento. Ainda bem que eu tinha outro no apê.
    Quero ir na Ópera Bastille nesta viagem. Dizem que é muito confortável e dá boa visibilidade de qualquer lugar em que a gente sente. A área da Bastille é uma zorra. Comparando acho Montmartre mais tranquila.
    Quanto a ficar muito, mas muito próximo mesmo, da Gare du Nord, não acho bom. Ali pelas calçadas em volta há uma multidão de mendigos ou qualquer coisa assim. Até mulheres. Não é bom mesmo. Mas a uma quadra de distância já vai ficando melhor.
    Hum, relendo o que escrevi deu pra perceber que o assunto vai e volta. Mas acho que vais entender.
    Bjos
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  4. Ah ok, mas acho que o seu 10 tá mais perto do 18 kkkk o meu é colado com o 2º arrond, à três quadras da estação Bonne Nouvelle (Rue Hauteville) e os parisienses já me disseram que sozinha à noite seria melhor eu evitar a região da Gare du Nord e BD Magenta, pra sempre chegar pelos Grandes Boulverds que é super tranquilo, assim eu espero, pela localização eu amei!
    hahaha a Opéra Garnier é assim apertada vishhh olha que eu sou alta, vou sofrer nas cadeirinhas, acho que é um pouco isso que vc falou, é o deslumbramento, eu estou embasbacada, preciso ver um espetáculo lá, mas por outro lado precisa ser bom e valer a pena, senão vou ficar decepcionada né? Realmente eu tb percebi que Bastille é uma muvuca!
    Pois é, acho que dessa vez tenho que fazer diferente, agora que eu sei como tudo funciona, é melhor eu providenciar um cartão de crédito, comprar os ingressos e passagens da onde eu quero ir, (assim dá até pra levar menos dinheiro) e também ter mais " compromissos " e responsabilidades rsrsrs não ficar com essa de "se der eu vou" no fim vai acabar não dando nada!
    Eu adorei tudo, muito obrigada pelas dicas e informações, tudo é muito importante para mim!!
    Bjos ! :)

    ResponderExcluir
  5. O apê no 10 não deu certo.
    Os proprietários não querem mais alugar. Vou tentar um no centro e outro não muito longe de Bonne Nouvelle. Vamos ver se consigo algum. Meu maior problema desta vez é o número de amigas que querem ir junto. Nove. Eu fechei com cinco e fiz as reservas para cinco. Também vamos ver se vão mesmo. Em todo caso, se alguém falhar o que aumenta é a cota para as outras, mas sobra mais espaço. Acho horrível aqueles apês apertadinhos com sofazinhos para um vivente passar um mês.
    Ficas na Bonne Nouvelle, então? Realmente, eu nunca andei sozinha em lugar algum de Paris, a não ser na noite depois do encerramento da festa, quando minhas companheiras de viagem quiseram explorar Montmartre e eu fiquei sentada numa esquina esperando que voltassem. Foi tranquilo. Mas Gare du Nord é problemático. Mulheres jovens e bonitas pedindo, homens deitados na calçada, lixo.
    Fiquei sozinha esperando minha amigo na porta da gare e observando. Em pouco tempo, a gente cansa dos pedintes.
    Acho que minhas amigas estão perdendo o medo. Algumas ficavam apavoradas que as reservas podiam dar erro. Quando volto, digo que foi tudo perfeito. Na verdade, os erros que houve foram das pessoas. Perdemos um voo batendo papo no aeroporto, minha amiga subiu no trem errado em Amsterdam, carregamos 45 quilos de bagagem extra e multa, entre outras coisas. Mas elas eram tão legais que ríamos até dos problemas. Acho que viajar é isso: espírito aberto para o que der e vier e encarar as confusões como um tempero especial. Viajar não é só ver, mas viver. Adoro.
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  6. Noooossa NOVE! Não creio!! É muita gente! hahaha
    é bem isso mesmo, sempre dá uma coisa errada, uma bobeira, mas o importante é levar na esportiva e no final é tudo bagagem, é tudo memória! Uma conhecida foi pra Paris e Berlim agora em janeiro e voltou dizendo que não gostou muito porque estava frio??? Eu posso com isso? Vai em janeiro pra Europa e reclama do frio, e pior não gostou da viagem por causa disso.... ts ts ts eu quero morrer ouvindo um negócio desses .... realmente é cada coisa!! Pelo visto essas sua amigas são ótimas companhias para viagem, que sorte !

    ResponderExcluir
  7. É, Vânia, no ano passado deixei de ir em maio com uma amiga que ficou ex-amiga depois do tanto que reclamou ainda no planejamento da viagem. Quase em cima dos 45 do segundo tempo me indicaram as duas com que viajei. Não as conhecia e pagaria para viajar com elas sempre. Sensacionais. Ninguém presa a ninguém. Riam de tudo. Apreciaram tudo. Se apaixonaram por Paris e mais ainda por Montmartre. Sem falar nadinha de francês fizeram compras e passeios sozinhas. Saiam muito cedo. Eu ia se estivesse disposta. Se não estivesse, marcávamos encontro para mais tarde como, por exemplo, às 4 horas na torre, 11 horas no arco.
    Na viagem a Veneza vi mal a previsão do tempo. Não me dei conta de que havia uma Veneza no Brasil. Fomos para uma temperatura de 33 graus, levando uma mochila de roupinhas de verão. Chegamos lá chuviscava a 10 graus. Elas tremiam de frio e riam. De onde tiraste a previsão? - diziam. Quando verifiquei o erro, foi uma gargalhada. Compraram moletons numa lojinha e curtimos Veneza bem felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahauhahau morrendo com essa história de Veneza Jacqueline!! Eu também não ia nem imaginar que tinha uma Veneza no Brasil, como assim? kkkkkkkk

      Excluir
  8. Senhoritas sobre local onde ficar eu posso ajudar, Vânia se quiser me envia uma e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Junior ! Td bem ?!
      Então eu reservei um studio no 10eme que é utilizado pelos estudantes de uma escola de francês, mas dessa vez não vou estudar, só turistar... Pensei no apto do seu amigo sim, mas pra ir sozinha achei que era muito pra mim, compensa pra quem vai com mais gente, acho que pode ser uma ótima opção pra Jacqueline nesse caso!! Obrigada ! :)

      Excluir
    2. Que bom Vânia; depois me passa detalhes deste apartamento que você locou ($$$ e fotos). O Patrick tem um de 100 euros por dia, para no máximo duas pessoas, MAS fica para próxima. E vamos nós de novo em 2014 para Paris!

      Excluir
  9. Não é que hoje descobri que existe uma cidade chamada Califórnia no Brasil. Olhe o perigo de buscar a previsão do tempo para Califórnia também. De agora em diante, colocar sempre o país ao planejar viagem para qualquer cidade!!!

    ResponderExcluir