sábado, 5 de maio de 2012

Rumo à Cumbica – Pânico em SP

Salut à tous

Eu sou das que a-do-ra São Paulo! Êêta povo que trabalha e que sabe se divertir, aproveitar, comer bem, a cidade que não dorme, é uma pena que tenha um monte de problemas, mas essa metrópole selva de pedra conquista o meu coração! Chegando lá era tudo festa pra mim, mas quando o busão tava na Marginal Tietê, eu já sabia no que ia dar: quarta-feira, horário de pico, 17:30, hmmm sinônimo de que minha gente?? Um baita de um congestionamento giga, mais ou menos assim !! 
Mas eu ainda tava no lucro, neh, tinha tempo de sobra até as 21:30 e eu tava só curtindo hehe (é, bom, me desculpem ai paulistanos queridos, mas eu curto a Marginal Tietê congestionada em fim de tarde e com aquela garoinha então, faz tudo ficar mais São Paulo do que nunca! Coisas de gente do interior fazer o que né? E tenho sim plena consciência que isso é um terror na vida diária de todo trabalhador, só pra constar) Mas voltando aqui, tava tudo indo bem, só que chegou uma hora que começou a ficar exagerado.... já eram quase 19:00 e o busão tava completamente paradíssimo na Marginal, não tava mais legal mesmo, não tava mais emocionante, já estava dando um mini-pânico, até liguei pra minha mãe para falar que eu ainda estava em São Paulo, e AINDA na Marginal!! (mãe, me vê aí no Datena hahaha) Já que uma hora dessas eu imaginei que estaria praticamente chegando em Cumbica. Depois o trânsito começou a fluir um pouco, tipo andar 05 minutos e parar 10 minutos, depois da placa indicando GUARULHOS fiquei mais calma, imaginei que logo chegaríamos e que o pior (Marginal Tietê) já tinha passado, mas imaginei errado e bem errado!! O grand finale estava por vir, eu vi uma placa indicando o aeroporto depois das 19:30 e comecei a procurar os aviões no céu, lá estavam eles bem ao longe ! Faltava uma avenidona pela frente, mas estávamos parados numa fila quilométrica e infinita de luzinhas vermelhas dos carros, ver aquilo me dava desespero, juro que o busão andava 1 metro a cada 5 minutos e nisso já eram 20:00 horas!!! E não tinha o que fazer tava tudo parado, já estava pensando na possibilidade de pegar a minha mala e ir correndo até lá hahahaa acho que chegaria mais cedo !! Já passava das 20:30 quando deixamos para trás o congestionamento e o ônibus chegou exatamente às 20:50 na porta do check-in do Aeroporto Internacional de Guarulhos!!! Dá pra acreditar mais de 4 horas e meia de viagem !! Bom, enfim pelo menos não tinha nada de fila no check-in da TAM... eu sempre imaginei que Cumbica era mais ou menos assim:
Antes de chegar no check-in, já na porta de entrada, um carinha já me pára pra selar a mala com aqueles papéis filme, tinha lido bastante sobre isso também, que às vezes, alias quase sempre só o cadeado na mala nem sempre adianta para pequenos furtos.... como foi tão repentino e fácil eu decidi ali mesmo fazer o tal negócio, foi R$ 30,00 e uns 5 minutinhos e minha mala já estava "discretamente" embalada de filme verde extra maxi fluorescente (isso não era nada legal e elegante, mesmo) Mas tudo bem, o importante era a segurança das minhas coisinhas! Despachei a minha mala com 16 kg (oba!!) e a minha mochila que eu estava morrendo de medo de estar com mais de 5 kg, estava só com 3,5 kg!! 
De mala despachada, check-in feito era hora das compras de me localizar no aeroporto e tal hehehe!! A mocinha do check-in da TAM me disse: o portão de embarque é depois da Pizza Hut à direita! Lá fui eu toda saltitante com minha mochilinha (faux!) mentira, fiquei com uma dor no coração de me separar da minha mala, só ia me encontrar com ela de novo em Paris, se tudo desse certo né? Ela poderia se extraviar para sempre nesse mundão aiai!... mas logo afastei esse pensamento meio deprê quando vi em letras enormes e brilhantes DUTY FREE é aqui o meu paraíso, todos os meus produtinhos importados dos sonhos sem os abusivos impostos brasileiros e eu vou fazer a festa!  
                          
Mas assim quando eu entrei atrás dos meus produtinhos já tinha alguma coisa estranha no ar hmmm os preços estavam todos em reais (oi??) porque mesmo que eles tinha começado a aceitar os pagamentos em reais, pelo menos no site ainda era tudo em dólares e eu tinha feito uma lista perfeita com meus 500,00 dólares que eu separei para gastar no Duty ! Até que o carinha vendedor que deve ter percebido a minha cara de tacho de desconsolo e dúvida, veio gentilmente (e muito gentilmente mesmo!) me perguntar se eu já sabia que "esse Duty Free ainda não é AQUELE Duty Free da área de embarque internacional, néah?!" Hmmmm hein?! E eu já pensei comigo ué, é tipo genérico é??! Hehehe "Nããão eu não sabia!" Não faz mal, obrigada por avisar hihihi que mico daí eu vazei de lá rapidinho...
Logo mais eu já tava vendo a Pizza Hut e o portão de embarque internacional (sou eu!!! Sou eu!!).
Tudo parecia absurdamente calmo e tranquilo e sem filas eu até perguntei pra moça da entrada se eu já podia “entrar” ou “passar” sei lá e ela olhou o meu bilhete e disse: "Claaaro já pode sim!" (como quem diz : é óbveeo ehehe) Mas por mim como ainda eram 21:10 e o check-in é pra ser feito com 2 horas de antecedência , eu tava me achando “a adiantada”, coisa que acontece raramente nessa minha louca vida corrida (principalmente quando o ônibus demora quase 5 horas pra chegar em SP!!!). Quando passei por aquele portão eu descobri porque não tinha filas no check-in, porque o Aeroporto de Cumbica parecia meio vazio, sério, o mundo estava atrás daquele portão, uma super fila em zig zag para passar pelo Raio-X, e eu comecei a seguir as pessoas e me lembrar do que a minha mãe me disse: “qualquer coisa vai atrás dos outros!”  e eu que respodia: "mas, manhê, e não sou todo mundo, cada um tá fazendo uma coisa diferente, vai pra um lugar diferente eu não posso seguir os outros!!” e mesmo que ela nunca tenha pisado num aeroporto antes, ela tinha toda a razão de um jeito ou de outro, no fim as mães sempre tem razão, é fato! Enfim, até que a fila tava andando rapidinho e eu já tava atenta ao que tava acontecendo lá no raio-x, mesmo porque até aquele momento ninguém tinha falado nada em relação à minha mochila, eu só sabia o peso, mas não sabia se ela era muito grande em termos de dimensão ou se eu poderia mesmo levar tudo que tava dentro dela e tal, e era a hora de saber. 


O moço me pediu pra tirar a mochila e colocar na bandeja e 
pergunta 1: tem notebook dentro?? Resposta 1 : Não. Pergunta 2: Tem algum recipiente com líquidos com mais de 100ml??? Resposta 2: Não. 


E pediu pra eu passar pelo raio-x (hmmm medo nessa hora, e se tivesse alguma coisa errada comigo hahahaaa tipo aquela cena clássica do meu filme preferido de todos os tempos quando o Neo passa pela recepção do prédio e meio que tem umas “arminhas” com ele hihihi) Fora que minha mochila tinha ido embora pro além depois que eu coloquei ela naquela bandeja, tinha simplesmente desaparecido das minhas vistas ....sniiiiif Mas depois que passei pelo raio-x eu me reencontrei com ela de novo uhuuu e segui em frente. (quer dizer que tava ok, as minhas parnafernalhas, meus montes de carregadores e fios, celular, câmera, baterias, pasta com zilhões de documentos e cartões e grana, euro, doleta, minha mudinha de roupa e meu kit lanchinho de sobrevivência: bolachas, chocolates, balas e chicletes huahuahau tudo a salvo!!) 


Depois vamos pra mais uma fila com milhões de pessoas com o passaporte nas mãos para passar por mais uma etapa, dali já comecei a sentir bem “em viagem” já comecei ouvir algumas pessoas falando em inglês (e também um povinho meio chato, se achando haha) e atrás já deu pra ver também o DUTY FREE (o verdadeiro e original!!!!) me esperando. Entreguei meu passaporte e o cara era um típico funcionário público brasileiro chato e folgado prestativo atencioso e dedicado hehe podemos dizer que era daquele tipo que nem olha na nossa cara e nem responde ao nosso simpático boa noite (e depois as pessoas acham que os franceses é que são mau humorados... ah tá!!!!!! kkkkk) ele devolveu meu passaporte e eu fui liberada para o maravilhoso mundo das compras de produtos de sonho de consumo importados e sem nossas taxas e impostos abusivos... 
isso quer dizer DUTY FREE!!!


À bientôt

6 comentários:

  1. Minha nossa, você tá detalhando a viagem mesmo hein? Haja detalhes! Parece que a gente tá lá junto com você no Aeroporto. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Ahh mais é isso mesmo que eu quero tudo nos miniminhos detalhes hahaa
      antes de ir, eu li vários blogs de viagem e era sempre assim: arrumei as malas, fui pro aeroporto e cheguei em Paris ! mas perai, o que aconteceu nesse grande intervalo de tempo afinal? acontece muita coisa neh? hehe

      Obrigada por acompanhar o blog!

      bjos

      Excluir
  2. ô Vânia, as fotos do Conexão Paris são suas? Lindas hein? Parabéns! Se vc deixar eu vou ilustrar meus posts com elas, ok? Te dando crédito, lógico. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Claaaaro que pode ! Fica à vontade lá no Flickr!
    Fico feliz que tenha gostado :)

    bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vânia; acredita que estou relendo todo seu BLOG?! Pois é como vou e volto do trabalho de van (rtabalho em outra cidade) tenho que ter um passatempo e o seu blog é 10! Agora vou aproveitar para ir comentando cada postagem sua. Neste caso eu tenho que discordar, eu NÃO gosta de São Paulo (capital) não consig nem me imaginar passando mais de 5 dias quanto masi morar, achoa a cidade muito "marron", o ar acaba comigo (alérgico) e o trânsito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha super legal, obrigada, pode ir comentando à vontade !!!

      Pois é, apesar da triste combinação transito/poluição/violência eu tenho um grande carinho por Sampa, coisa de gente do interiô sabe? rsrsr

      Me fascina muito a grandeza, diversidade, cultura, correria, infelizmente cheia de problemas neh?? (E o governador de SP dizendo que "em breve" o Tietê será como o Rio Sena, com barcos turísticos para navegar!!! hahaha que piada isso!!!

      Excluir