sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Voltando para o hotel - 5º dia

Salut à tous !

Paris, 26 de setembro de 2011.


Adentrando em uma Paris até então desconhecida por mim.... foi a frase que eu usei no post anterior quando comecei andar pela Rue Saint-Denis. Agora já com a tattoo no braço (enrolada por um papel filme....lindo) eu estava em busca de uma farmácia que me foi indicada para comprar uma pomada pra cuidar dela. Era bem perto, no próximo quarteirão, eu entrei e pedi a tal da pomada, o senhorzinho queria ver qual era o tamanho da tattoo, pra saber o tamanho da pomada que eu ia precisar, daí ele viu a petite étoile, a Bepantol custou 6,50 euros.

Queria e precisava muito voltar para o hotel, mas não queria voltar pra trás pra ir até a Rue de Rivoli e aquela idéia na cabeça de que em Paris tem uma estação de metrô a cada 100 metros?? Então quem sabe na próxima rua já não teria uma estação? Sim, eu andei algumas boas quadras, mas não tava achando nada, meu celular que poderia ajudar nessas horas estava absolutamente inacessível dentro da mochila (por isso também nem tirei muitas fotos dessa parte...).

Essa Paris ainda desconhecida, era uma Paris com menos turistas tirando fotos, muitas barraquinhas de bugigangas nas ruas (Made in China), os prédios menos conservados, pichados, ruas mais sujas, sem os “bobôs” snobs etc... nada do glamour todo que eu tinha visto na Rive Droit por exemplo, era um contraste com o que eu tinha conhecido até então, tipo uma Paris que o turista não quer ver muito eu acho, mas era um pessoal mais vivo, mais alegre que te aborda pra entrar nas lojas e comprar os produtos, tipo uma cidade REAL e NORMAL, por isso não acho que seja nem menos bonita e nem menos interessante do que qualquer outra parte, mas sim diferente.

Eu lá, andando, andando, andando, atravessando ruas e nada de alguma coisa ~~conhecida~~ , algum ponto de referência que me desse uma noção da onde eu estava exatamente (tipo cadê a Torre Eiffel?? Kkkk), mas ela estava longe demais e bem longe da minha vista também. Nisso eu vi uma estação de metrô, mas não era daquelas comuns na calçada que a gente desce as escadas, era tipo uma portinha no meio da parede e ficava um monte de gente entrando lá, eu nem conhecia o nome daquela estação (olá pessoa que sabe o nome das 473637484 estações de metrô de Paris !!!! hahaha) Eu não ia entrar lá sem saber de qual linha se tratava, ainda mais com aquelas sacolas, na frente tinha um banco eu resolvi achar meu celular na mochila de uma vez por todas, no meu mapa de metrô eu não achava de jeito nenhum o nome daquela estação (e não me lembro exatamente até hoje!) Começou a me dar raiva e eu decidi voltar de onde eu tinha vindo (Rue de Rivoli) pelo menos lá eu já estava mais situada e saberia qual metrô pegar pra voltar pro meu hotel! (Decisões precipitadas)

Foi uma péssima idéia, voltei por outra rua e fiquei perdida, pra ajudar quando eu me dei conta, eu tava numa ladeira abaixo imensa, sem fim, e eu nem tava na vibe de pedir informação naquele estado (cara de cansada, desesperada, perdida, raiva, cheia de sacola e um papel filme enrolado no braço!)

A minha esperança ainda era o mapa, saber onde eu tava e me localizar... com mais calma achei o nome da rua que eu estava e vi que tinha uma estação da linha 8 lilás meio que perto (a linha da estação Motte-Picquet, perto do meu hotel), na verdade era até meio longe, mas essa não era a pior notícia de todas... a PIOR era que eu tinha que subir aquela desgraça daquela ladeira !!!!! Mon Dieu é cada uma que a gente passa, viu? Lá fui eu me arrastando ladeira acima, ainda bem que estava nublado não tinha mais sol, era mais de 17:30, eu nem sentia mais meus braços (quem mandou comprar tanta coisa kkkk) Sempre em frente e ladeira acima, brava, irritada, desanimada... quando eu viiiii!!! OMGGG!!!
La Porte Saint-Denis

Esse era o tipo de ponto de referência que eu estava precisando, agora eu sabia que estava perto da Boulevard Bonne Nouvelle e consequentemente da estação Bonne Nouvelle que me levaria direto pro hotel (eu sabia muito bem disso, porque segundo meu roteiro, após visitar o Louvre no domingo, eu ainda tinha planejado ver um filme no Grand Rex e tinha feito um mini roteiro por essa região). Fiquei tão feliz quando me vi ali!! E até me veio aquela sensação de que não tinha dado nada errado, era mesmo pra eu passar por ali. Já tinha uma estação de metrô ali, mas já que eu estava lá, porque não dar uma olhadinha no Grand Rex, mesmo que por fora? Conhecer aquela região um pouco, ahhh eu estava empolgada de novo!! Andando mais um pouco eu vi o Grand Rex:




Daí, bem depois que eu voltei de viagem, fui perceber um negócio bem engraçado nessas fotos do Grand Rex! O filme que estava passando na época era The Artist (Z Artist). Sim, o famoso e premiado filme que até Jean Dujardin ganhou o Oscar, mas naquela época eu não sabia de nada daquilo, nem sabia da existência do filme, tinha acabado de estrear!! Agora imaginem se eu tivesse mesmo conseguido assistir um filme lá no Grand Rex como planejado, com certeza eu não ia escolher nenhum filme americano horroroso, e sim um filme francês né? Porém o lance é que O Artista é-um-filme-MUDO !!! kkkkkk Consigo imaginar a cara de bosque que eu ia fazer (ué, mas não vai falar nada nesse filme??? huahauhauhau)

Nossa essa parte dos Grands Boulevards (Bonne Nouvelle / Saint-Denis / Poissonnière) é uma região muito legal, avenidas enormes cheias de lojas e cafés, bem agitado, adorei, volto com mais calma e menos sacolas. Tudo muito bom, mas eu precisava realmente voltar pro hotel, o metrô tava bem cheio, abarrotado, horário de pico de uma segunda-feira e eu lá de pé, espremida com minhas sacolas no meio das pernas (e o pessoal com aquela cara de: ALLOOO paga uma passagem pra vc e uma pras sacolas kkkkkk vergonha!). Conforme foram passando as estações foi dando uma esvaziada, como eu não queria ficar naquele estado deplorável em pé, na primeira oportunidade de sentar, eu sentei e taquei todas as sacolas debaixo do banco kkkk mas minha mochila que tava uma bola, não dava nem pra sentar no banco direito eu coloquei no colo, maaaaaas ela encostou (eu juro, encostou) na mocinha do lado de mim, ela estava lendo e só ergueu a cabeça do livro para me dar aquele olhar fulminante nível 5 alerta máximo de turista inconveniente e a típica bufada à la française hahahaha eu mandei um pardon encabulada, mas acho que não colou haha

Chegou rapidinho na minha estação, hotel hotel hotel hotel hotel hotel hotel hotel hotel Que alívio, meu quartinho no Cambronne!! A essa altura eu já estava toda apegada ao meu quartinho, joguei as sacolas e a mochila na cama e fui direto tomar um banho, até ia lavar meu cabelinhos de novo com produtinhos de Paris, só o que eu tinha esquecido era que o cara tinha dito pra não molhar a tattoo naquele dia e já era! Já era aquele plástico filme também haha Ainda não era hora de descansar, pelo contrário, eu tava louca pra experimentar minhas roupinhas de Paris, aquela coceirinha de colocar roupa nova, montei um look todo de ~~ não sou turista ~~ echarpe, cardigã, botinha, minha bolsa de lado e bora pra rua!!!Pra onde? Pra Place de la Bastille, eu ti-nha que ir lá TINHA!!!

À bientôt !

9 comentários:

  1. Ai; ai; ai perdidos em NYC, ops em Paris heim? Mas essas situações geralmente acabam bem, concorda? Eu nunca me perdi em Paris (só perdi minha mão lá hehehehe) meu GPS interno é modéstia parte fantástico, mesmo nunca tendo ido em um lugar olhando em um mapa já funciona para mim. Mas não fique triste, você é ótima de localização comparada a muitas amigas minhas (sim, não é machismo, mas as mulheres geralmente não tem bom senso de direção; não adianta ficar brava, você sabe que é verdade); a Fabiana que foi comigo a NYC, por exemplo, a gente estava na esquina do apartamento e ela me perguntava se faltava muito, eu dizia que sim alguns quilômetros, mas andávamos meio quarteirão e eu mostrava para ela a porta! E acredite essa cena se repetiu quase todas as vezes que saíamos!!!
    Que bom que chegou no hotel com suas "comprinhas" senhorita Beck Bloom!
    Quanto aos filmes, cinema para mim é ação, efeito, deslumbramento; então os filmes americanos se destacam. Claro que aprecio os filmes com roteiro de verdade, mas esses prefiro ver em casa para me dedicar mais a trama.
    Aguardo para ver o seu look Francês!

    Notei que você não visitou me Blog de NYC (bom pelo mesmo não tem comentários seus); já visitou? Se não dê um olhada. Foi meu Blog menos detalhista porque não tinha tempo de caprichar (kkk tinha que dividir o micro) - http://nycjr.blogspot.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Como está?

      Então quanto a ser boa de localização (mais ou menos rsrs) acho que foi só porque eu era/sou absolutamente viciada em mapas, e tenho uma boa memória, nos roteiros de Paris não tinha um dia sequer que eu não dava uma olhada (durante uns 8 meses), e isso foi bom pq eu acabei decorando nomes de ruas, estações de metrôs e tals, mais era só sair da rota que batia um drama, mas acho que foi dentro dos padrões estousozinhapelaprimeiravezemoutropaís hahaha

      Nos filmes eu concordo super com vc, só vou no cinema pra ver destruição do mundo e do universo kkkkk mas em Paris eu queria ver um filme francês no cinema, se fosse pra ver um besteirol americano ia ser um pecado (como comer Mc Donald's ou tomar Coca-Cola (han-han) hhuahuahua

      Não, mas pérai, não era look francês, era um look ~~não sou turista ~~ (sem mochila e sem tênis ) kkkkk

      Sabe que eu visitei sim seu blog de New Yorksss e vi todas as fotinhas, mas é que eu não sou dessas que ama tanto assim (aliás, eu não vejo NADA nessa cidade sério, sei lá)

      Obrigada por sempre aparecer aqui !!

      Até mais !!

      Excluir
    2. Oi; então sobre NYC, confesso que não tinha loucura para conhecer e não me senti como me sinto em Paris lá, sabe aquela sensação de pertencer ao lugar. MAS o Central Park me fascinou (claro em Paris tem vários que me fascinam). De resto achei normal, muito barulho. Estacão também mais duas coisas em NYC, os preços das comidas e a variada da culinária, lá você tem a disposição comidas do mundo interior em espaço de poucos quarteirões. Outra foi o "clima" do Dia de Ação de Graças e o Natalino após este dia, tudo muda o povo sorri mais, tem pinheiros para vender nas ruas os enfeites. No geral acho que nenhum povo valoriza o Natal mais que o americano e isso é um ponto para eles.
      Claro que Paris ainda é a cidade de meu coração e alma.

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi, Vânia! Voltei de 35 dias de viagem. 30 com apê alugado em Paris, mas desses saí uns 12 para outros países. Pena. No fim, não deu para nada e tenho que voltar para continuar o roteiro.
    Não consigo enviar comentário aqui. Estou tentando mais uma vez. Desta vez, vou deixar anônimo, mas sou eu, Jacqueline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline!
      Aiii estou muito feliz por você, que delicia essa viagem !!! Parece que são muitos dias, muito tempo, mas mesmo 35 dias passa assim rapidinho??... que coisa né? Mas assim também é legal matar a saudade da nossa Paris em pequenas doses, essa coisa de continuar o roteiro, se preparar de novo que sensação gostosa (só a tal viagem de avião que acaba com a graça hahaha) !! E esses outros países aí? Vc foi pra onde também? Gostou ?? me conta rsrsr Beijos !

      Excluir
  3. Hahaha Deu certo. O jeito é ser anônimo.
    Mas estou me divertindo muito com o que você andou escrevendo enquanto estive fora.
    Paris estava mais que demais. Peguei novamente a Festa de Montmartre. Até ao baile do vermelho fui.
    Nosso apê ficava bem na esquina da Sacre Coeur. Estou doida para voltar.E novamente em setembro/outubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora o que tá acontecendo com esse blog :((( não sei bem o que fazer, mas vou pesquisar e tentar arrumar, desculpe pelo inconveniente !! ;-)

      Obrigada pela visita !! Meu relato tá quase acabando, mas do jeito que eu sou detalhista falta bastante coisa hehe

      Que notícia boa, deve ter sido muito incrível a viagem !! Sabe que eu vi fotos da festa de Montmartre e me lembrei de vc ?? Pensei: olhaaa a Jacqueline com certeza deve estar lá se divertindo haha Mas vou te dizer se vc já está doida pra voltar imagine como eu estou??? Completamente desesperada kkkk mas eu concordo com vc essa época setembro/outubro é minha preferida, acho que eu aguento até lá, quem sabe a gente não vai se encontrar e se conhecer em Paris da próxima vez, já pensou que legal ?!?!!

      Por enquanto curta bem esse retorno, as lembranças fresquinhas na memoria, as fotos e que chegue logo a próxima viagem!

      Um beijo e tudo de bom pra vc, obrigada pelas notícias :)

      Excluir
    2. Fui com 2 amigas de infância de última hora. Elas queriam correr o dia todo, ver tudo e no último dia choraram pois, é claro, não deu.Fomos a Bruxelas, Amsterdam, Veneza, Londres e Lisboa. Cada lugar tem seus encantos. No próximo ano, estamos combinando ir a Madri, Roma, Berlim, Zurique e Viena e ter de novo o quartel-general em Paris. O bom é que deixávamos as malas no apê e viajávamos só de bagagem de mão. De qualquer maneira, doeu cada dia que nos afastamos de Paris. Eu já falei em casa: Volto todos os anos!

      Excluir
    3. Gente !!! UAUUU quanta coisa !!
      Mas foi basicamente um mochilão essa viagem ! :D
      que delícia Jacqueline, que sonho!
      Vou te dizer, quando eu voltar em Paris, quero visitar, fazer um bate-volta em Bruxelas, Londres e Strasbourg (pra começar) acho que demora tanto pra gente ir, aquele maledeto avião demora taaanto eu acho que compensa conhecer outro lugares, com nosso quartinho em Paris, sempre <3 mas tem que ficar mais de 15 dias em Paris pra sair pra outras cidades, da primeira vez que eu fui só fiquei 6 dias, nem pensar ir pra outro lugar, mas fiquei com invejinha de quem foi pra Bruges e Londres pelo pacote hahaha

      Me diga, gostou de Bruxelas??? Eu estou apaixonada por essa cidade, viciada, olho pelo Google Street view sempre !!! (já tenho o roteiro pronto :D )

      Essa próxima viagem vai ser beeeeem interessante meu sonho Madrid, Roma e Berlim !!

      É isso aí tem que ir todo ano !

      Bjos ! :)

      Excluir