sábado, 1 de fevereiro de 2014

RER C

RER C, Paris, 27 de setembro de 2011

Salut à tous !

Que coisa mais linda de meu Deus andar de trem na França!!! 

Assim, é claro que eu era uma turista, pode ser que quem utiliza o trem diariamente tenha problema com atrasos e superlotação, mas essa minha viagem foi perfeita, como era umas 15:00 horas não tinha quase ninguém, a paisagem é muito incrível, aquelas casinhas fofas, tão perto de Paris e tão estilo cidadezinhas do interior. E a Torre Eiffel e a Montparnasse lá no horizonte cada vez menores e menores até sumir de vez.

Tava tudo tranquilo rápido e confortável e eu amando tudo. De acordo com o itinerário, a viagem ia durar só uns 25 minutos. Eu de olho no mapa também, porque vai que dá alguma coisa errada! Foi bem aí que o mapinha de metrô do hotel Ibis quase acabou com a minha vida ! Depois da estação Chaville-Vélizy, pra mim já era hora de descer na Versailles Rive-Gauche! Tínhamos chegado !!! só que não.

Pra comprovar, meu mapinha do Ibis dizendo que depois de Chaville-Vélizy já era hora de descer na Versailles-Rive Gauche! Eu me levantei e o casalzinho que tinha me perguntado sobre Versailles também já estavam me seguindo pra sair, achando que eu tava sabendo das coisas kkkkk eu que tava mais perdida e assustada que tudo !! hahaha

Mas quando eu olho a plaquinha da estação eu vejo: Viroflay Rive Gauche !

Esfreguei meus olhos e olhei de novo kkkkk Viroflay? hein? como?

Olhei no mapinha e não tinha nada desse negócio de Viroflay e claro que a gente não vai achar que a droga do mapa tá errada, eu já comecei achar que eu tinha me perdido, que o trem tinha ido por outra rota, fiquei desesperada tentando achar esse Viroflay !!! Quando começou entrar gente no trem, eu tentei pedir informação pra uma moça que tava de lenço na cabeça, ela foi uma chataaaa nem me deu atenção, grossa! Enquanto eu tava tentando ~~socializar~~ com os outros passageiros, a mocinha do casal de turista me deu um tapinha no ombro pra me mostrar um mapa da linha do RER C que tem desenhado em todos os vagões!!! Ahhhh claro, devia ter pensado nisso antes!! Olha isso !!!

O mapa OFICIAL do RER C, depois de Chaville-Vélizy ainda tem Viroflay Rive Gauche, Porchefontaine e depois sim a parada final que é Versailles Rive Gauche!!! Dá vontade de fazer o que com esse mapa maledeto? Eu quase desci 2 estações antes !! Que confusão !! A mocinha apontou pra essas 2 estações, fez o gesto pra mim de 2 e eu respondi que tinha entendido e damos risada ! ainda bem que tinha uma alma de bom coração naquele trem, quando eu voltei sentar, nossa, sentei bem de frente com a grossa que não tinha me respondido, depois fiquei pensando: pode ser que ela nem falasse francês também né? só que ela começou a conversar com o cara que tava do lado dela !!! kkkkkk O pior é que a história do mapa tinha me deixado tão estressada que eu comecei a encarar a menina do lenço, com aquele olhar: ahhh então vc fala francês, porque não me deu informação então??? huahauhauahua eu tô indo pra Versaille não graças à vc!!! kkkkkk Imagina eu, arrumando treta no RER kkkkkkk

Ainda bem que foi rapidinho senão eu ia armar barraco lá hahaha Finalmente chegamos !!!! Dei uma olhadinha pra minha amiga turista (essa sim!!!) e demos um sorrisinho que queria dizer: chegamos !!! Deu certo !!!!

Eu tava absolutamente super feliz, parecia que tinha sido uma enoooorme viagem, que eu tinha ido pra outro país, mas era só Versailles, e méritos pra mim, mais uma vitória.

Depois que chegou aqui, é moleza, facinho chegar no Castelo, eu tinha decorado e refeito o caminho com o bonequinho do Google várias vezes. Só um probleminha era que já ia dar 4 da tarde !!! Pouco, muito pouco tempo, mas veremos o que deu pra fazer!

À bientôt !

10 comentários:

  1. É, Vânia, vamos ver o que deu pra fazer. Eu fui de manhã, levei uns sanduíches e comi antes de entrar. Foi toda a tarde só no castelo. Pior, disputando quase a tapas um lugar no arrastão de chineses. E dê-lhe a passar de sala para sala. No fim, fiquei com a impressão de que é um lugar sombrio e fantasmagórico e o que mais ficou gravado foi a multidão de chineses que se arrastava comigo por todos os cômodos excessivamente rebuscados, dourados, aveludados. Nessa última viagem não quis voltar lá e deixei minha amiga sem conhecer Versalhes.
    À propósito, devo viajar no dia 20 de setembro, mas para Lisboa e depois Madri. Paris só no dia 30.
    Acho que não é desta vez que nos veremos por lá.
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline, vc está bem?
    Nossa te juro, muito parecido com o que eu vi lá em Versailles rsrsrs cabeças e dourados, cabeças e frufrus haahahaa
    Mas então , eu vou ficar em Paris até 06/10 !! No sábado dia 04/10 provavelmente eu vou passar o dia em Bruxelas, se Deus quiser, mas também vai ser a Nuit Blanche né??? Sozinha eu não estava querendo ir não, mas quem sabe se a gente combinar eu pego carona com vcs, se vc quiser claro!

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é; Versailles foi decepcionante para mim também (http://juniornafranca.blogspot.com.br/2010/09/chateau-de-versailles-nao-gostei.html) impossível tirar boas fotos, só do teto eu consegui, cheio de mais! Dei azar de ter uma exposição horrível. Se voltar agora vai ser apenas nos jardins! Porque dá última vez não deu para ir e era outono os jardins não estavam muito bonitos.

      Excluir
  3. Estou aguardando a resposta da agência sobre um apê no centro. É meio complicado por sermos cinco ou, quem sabe, seis. Desta vez só há uma que não conheço. Todas querem voltar a viajar comigo. Menos mal.
    Mas por que ir a Bruxelas na Nuit Blanche? Não tem outra data? Além disso, emenda com o domingo de museus grátis. Nunca perco. Aproveito para dar uma olhada a mais.
    Indo a Bruxelas não perde de visitar o parque e o atomium. E o entardecer na Praça (xi, esqueci o nome. Vê a admiração que tenho pela tua memória?). A praça ao entardecer, quando as luzes são acesas e ainda há um pouco da luz do dia, é a coisa mais linda que já vi. Olha pra cima, para as esculturas e a delicadeza dos dourados nas fachadas. Demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline; tenho um apartamento para te indicar, fica muito bem localizado, o dono se chama Patrick ele tem seis em um prédio que fica a uma esquina do Louvre (Rue Saint Honoré) os apartamentos são impecáveis e ele é super fácil de se tratar. Fiquei já duas vezes hospedado no apartamento dele e vou ficar uma terceira vez agora em Junho. Segue o link dos apartamentos que atendem até seis pessoas:
      http://www.vrbo.com/388303# - vou ficar neste desta vez
      http://www.vrbo.com/343962# - me hospedei o ano passado, muito bom!
      http://www.vrbo.com/389144# - este dá para cinco pessoas

      Espero que tenha ajudado e aproveite sua viagem

      Excluir
  4. Seis??? Gente??? haha E vc planeja tudo pra todo mundo? eu ia ficar doidinha kkkk
    então mas eu vou fazer um bate-volta, vou sábado de manhã e volto à noitinha, claro que vou estar acabada de canseira, mas nessas horas a gente nem sente tenho certeza! E no domingo tb tô meio livre caso eu queira aproveitar os museus grátis :)
    Essa Praça é a Grand Place onde fica o Hôtel de Ville? pois é bem aí que meu roteiro termina ! Eu tô encantada com Bruxelas só de ver na net, tô achando que eu vou amar!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Planejo tudo. Vou recolhendo o dinheiro de acordo com as faturas. Acho até que vou arrumar inimizade por estar deixando algumas fora desta vez. Alugar mais de um apartamento seria demais para mim. Ofereci minha ajuda, mas não posso assumir tanto assim.
    Bruxelas é linda. Chegamos bem na hora de uma festa nessa praça e havia um palco enorme onde se apresentaram cantores famosos da Bélgica. E eles andavam ali, no meio do povo, com simplicidade. Imagina se fossem os daqui. A polícia só deixava entrar na praça quem eles queriam. Havia uma quase multidão do lado de fora e nós entramos (!). Encontramos um grupo grande de brasileiros que estavam estudando lá e estavam enrolados em bandeiras do Brasil. Tiramos fotos com eles. A praça é essa mesmo. Nós fomos de ônibus. Cinco horas de viagem. Muito bom, mas eles ficam implicando com a bagagem. Voltamos, é claro, carregadas de sacolas e o motorista deu para implicar com minha bolsa de nylon que não pesava nadinha. Meu francês me ajudou na discussãozinha e levei a melhor. Não tiramos fotos no ônibus por um motivo muito estranho. Mal entramos no ônibus, ainda em Paris, minha amiga parou no corredor e fez uma foto da outra que já havia sentado. Um homem veio correndo do fundo gritando: No foto! No foto! Fez minha amiga mostrar a foto que havia feito e exigia que ela apagasse. Outro começou a gritar junto com ele a mesma coisa. Minha amiga, assustada, guardou a câmera e eu nem tentei. Na volta, já novamente em Paris, perguntei ao motorista se era proibido fazer fotos no ônibus (são tantas restrições que achei até possível isso). Esse, mais comunicativo, disse que não, absolutamente. Resumo: achamos que aqueles dois eram mafiosos com medo de serem identificados. Credo! Me apavoro até agora, pois foi violento.
    Eu amei Bruxelas. Mas isso nem vale, pois amei todos os lugares que visitei. Cada um tem suas características. Vais de trem, não é? É bem mais rápido e o trem Thalys é fenomenal.

    ResponderExcluir
  6. Esse é o mesmo trem que vai para Amsterdam. A estação lá é central. Se chama assim e é central mesmo. Amsterdam é linda. Um lugar que vale a pena ver. Passei 3 dias lá.

    ResponderExcluir
  7. oi Vânia, td bem? é a Gi...
    ando meio sumida daqui... ainda nao marquei minhas férias :(
    como consigo teu email?
    bjs

    ResponderExcluir