quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Place Vendôme e Jardim de Tuileries

Place Vendôme, Paris 26 de setembro de 2013

Salut à tous !


Seguindo pela Rue de la Paix rumo a Place Vendôme e eu ainda hipnotizada pela belezura da Ópera Garnier parecia que estava com o cérebro fundido, de longe, quando eu vi a Coluna da praça levei um susto: "O que??? a Bastille??? O que eu tô fazendo na Bastille????" huahauhauhua Mas, de verdade, não é um pouco parecidinho, assim de longe, olhando rápido rsrs

Bom, começando pela própria coluna central da Place Vendôme, ela foi erguida na era Napoleão para celebrar a batalha de Austerlitz (França x Áustria/Rússia), em 1810 e tem 44 metros de altura, e adivinha só quem está representado na estátua que fica lá no topo?? Quem???? Quem???? Quem??? Sim, o Napoleão, claro!!! Hahaha aliás a história toda dessa coluna é uma novela:

Em 1810, foi inaugurada a coluna e a estátua de Napoleão ~~ em César ~~, e em 1814 com a renúncia de Napoleão a estátua foi fundida e renasceu como a estátua de Henry IV no cavalo que está na Pont Neuf (quem lembra??!!). Depois em 1833 uma nova estátua é colocada, dessa vez de Napoleão vestido pra guerra, (hoje ela está lá no pátio do Museu das Armas, em Invalides) essa foi novamente substituída em 1863 por uma réplica da 1ª estátua (aquela ~~em César~~), mas só durou até 1871, na Comuna de Paris, simplesmente por isso: 


Na Comuna de Paris (1871) a coluna veio ao chão (Genteeee brincaaaaa com franceses revoltados!) pois com todo turbilhão que foi a Comuna, eles achavam que a coluna era um símbolo de bárbarie e militarismo e não tinha nada a ver com os princípios na república, portanto seria de-mo-li-da, simples assim. Em 1875, a coluna foi reerguida novamente com o Napoleão soberano lá em cima (em César) que é o que a gente vê até hoje.
Com o globo da vitória 

A coluna em detalhes, representando os triunfos e cenas da batalha
Hoje, depois dessas histórias todas, a Place Vendôme é um dos (senão O) lugares mais multimilionários e podres de ricos, os hotéis (including Ritz), joalherias e marcas mais luxuosas da Terra. Eu incluí no roteiro porque era caminho entre a Ópera e o Jardim de Tuileries (e também porque né? vai que riqueza "pega" kkkkk no meu caso não funcionou rsrsrs)







Pra quem só está passando por ela, um local simples, sem muita pompa, um quadrado de prédios parisienses e a coluna no meio com o Napoleão lá observando tudo, use mesmo como caminho entre Tuileries/Ópera, porque se você for mudar todo o seu roteiro muito louco só pra passar na Place Vendôme, olha, sinceramente acho que vai rolar uma mini-decepção, sério. A não ser que você queira torrar uns milhões da Mega Sena gastar uma grana por lá... inclusive pra isso tem até um site desse pedacinho de Paris e COM roteiros (ohh!), mas não só da Place Vendôme, tem também da Rue de la Paix, Rue de Castiglione and Rue Saint-Honoré que são ruas luxuosíssimas e com todo tipo de preço que se possa imaginar.

Seguindo para o Jardim de Tuileries, aqui antes existia (é eu disse existia) o Palácio de Tuileries, que começou a ser construído em 1564 e serviu como palácio real de diversos reinados, até que em 1871 (alguém já viu essa data por aqui antes???) ele foi incendiado!! Exatamente, durante a Comuna de Paris !! 

E o Jardim de Tuileries estava lindo, mesmo sendo comecinho de outono estava florido e céu azul e um mundo de gente passeando por lá, ai tão bom!








O alinhamento do Obelisco, Arco do Triunfo e La Défense

Nessa altura da viagem vc já tá craque no joguinho quem é parisiense? quem é turista? hihi

Ao invés das belas esculturas presentes em Tuileries, eu encontrei lá no meio esse laguinho sujo, sem conservação, abondonado, por favor me digam que ele não é mais assim

Como era uma segunda-feira, tinha um monte de gente fazendo um lanchinho por lá, e meu radar detectava que eram parisienses na pausa do almoço, além disso vi criancinhas de escola brincando, tipo a professora fala assim: crianças, hoje vamos fazer educação física no Jardim de Tuileries (noooormallll hehe). Não sei se já comentei sobre a temperatura nesse dia, mas não estava assim tão super quente quanto tinha sido o sábado e o domingo, e tava perfeito sol e uns 25 graus. Quando cheguei no lago central, onde tem um monte de cadeira e dá pra sentar lá pra tomar um sol, ler um livro, eu vi uma fila enorme se formando em frente de um quiosque de sorvetes Amorino!! Eu esperei tranquilamente uns 20 minutos sem pânico, ainda mais que era na sombra, fiquei só observando tudo ao redor e aproveitando para dar uma descansada. Depois pensa na cena: Vânia Wolf caminhando pelo Jardim de Tuileries apreciando um gelato Amorino!! (parece sonho, me belisca?? daria tudo e mais um pouco pra reviver essa cena nesse exato momento!!)



Parti pra Rue de Rivoli (agenda cheia sabe?) em frente ao Hotel Regina, tem uma estátua dourada da Joana D'Arc, a santa padroeira da França.


Aqui na Rue de Rivoli eu tinha vários lugares pra visitar...

Preparar!!!! Apontar!!!!!! Compras!!!!

À bientôt!



5 comentários:

  1. Oi! Então você teve a mesma opinião que eu sobre a praça... Acho que tod tem. Agora o jardim, eu gosto muito, mesmo porque sempre foi o local que mais visitei devido a proximidade do apartamento. O laguinho está bem melhor, vi em abril. A Rivoli eu gosto muito apesar das "barraquinhas" para turistas. Na primeira vez que fui minha primeira refeição foi feita em frente a estátua da Joana, linda e chamativa, não? Aguardo ansioso o próximo post. Abração.
    Outubro está chegando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Sim, outubro está chegando muito rápido!! que bom né?
      Eu ia te falar, aquele link que me passou do seu blog é tipo pra empresa? tá com um layout meio sério (muito bonito por sinal!) fiquei com medo de pitacar minhas besteiras lá hihihi
      Já te aviso que acho que não vai ficar muito feliz com o próximo post que é só de compras hahaha
      Abraços e obrigada por estar sempre por aqui! :)

      Excluir
    2. Vânia, o Blog é meu, até tire o nome da empresa dele. Pode pitacar a vontade! Sei que seu próximo vai ser sobre compras, mas vouler assim mesmo.

      Excluir
  2. Oi, mesmo sendo de compras estou esperando o próximo post!

    ResponderExcluir