domingo, 30 de junho de 2013

Panthéon

Salut à tous!

Panthéon, Paris, 25 de setembro de 2011


http://pantheon.monuments-nationaux.fr/fr/

Quando eu estava fazendo o planejamento da minha viagem, li um relato, provavelmente no mochileiros.com, de um rapaz dizendo categoricamente: TEM QUE visitar o Panthéon, depois que vi as fotos, me convenci e incluí no roteiro. E confesso que depois da minha visita, eu estou totalmente de acordo com ele, e reforço aqui: TEM QUE visitar o Panthéon.

O Panthéon começou a ser construído em 1764, pelas ordens do Luis XV, para ser uma basílica em tributo a Santa Genoveva (padroeira de Paris), mas depois da sua conclusão em 1790, o cenário na França era outro, o espírito da Revolução Francesa estava tomando conta de tudo e o Panthéon passaria a ser um memorial de personalidades célebres da história francesa, Alexandre Dumas, Descartes, Rousseau, Victor Hugo, Voltaire entre muitos outros.

Essa igreja ao fundo da foto no lado esquerdo, é a Église Saint-Étienne du Mont, que foi construída entre as ruínas da antiga Abadia de Santa Genoveva, e hoje ela abriga um Santuário dedicado à ela. (A minha visita fica para uma próxima oportunidade !!)

Dando uma volta na Place du Panthéon (olha a Torre Eiffel lá no fundo!!)


Aux grand hommes la patrie reconnaissante
Hora de entrar!!! O único mapa que achei do Panthéon, foi esse aqui, mas provavelmente lá mesmo deve ter folder com os nomes das obras (eu não vi nada). Apesar de ter visto bastante movimentação do lado de fora e do Panthéon fazer parte da lista do Paris Museum Pass, não tive problemas nenhum com filas, só algumas pessoas na minha frente e rapidinho eu já tive acesso a esse lugar esplêndido e magnífico !!!




É inevitável, vc vai ficar até com dor no pescoço de tanto olhar pra cima hahaha É imenso, grandioso, na foto nem dá pra ter noção da dimensão do lugar !!! Nesse ano (2013), o Panthéon começou uma ampla e minuciosa reforma que vai durar por volta de 10 anos !!! Mas ele não ficará fechado totalmente, a reforma será feita por partes, no site da Prefeitura de Paris, tem todo o cronograma.


Esses dois afrescos fazem parte da série Coroação de Carlos Magno, "Couronnement de l'empereur Charlemagne par la pape Léon III le jour de Noël 800 à Saint-Pierre de Rome" feitos pelo francês Henri Léopold Lévy em 1881. Era meu primeiro contato com esse tipo de arte, eu fiquei fascinada pelo tamanho e detalhes dos afrescos. (perdão pelas fotos, estão em péssima qualidade...)
Valmy, obra de 1929, feita por Jules Desbois 
Monumento que celebra a Batalha de Valmy (vitória das tropas francesas sobre as prussianas em 20 de setembro de 1792)

 Os afrescos que fazem parte da série: Procession de la châsse de Sainte-Geneviève


Os afrescos da série: "Clóvis à la bataille de Tolbiac en 496" Victoire des Francs sur les Alamans- près de Cologne de Paul-Joseph Blanc

A la gloire des généraux de la Révolution française, obra de 1921, de 
Paul-Jean-Baptiste Gasq

Aux héros morts inconnus, obra de 1924 por H. Bouchard

Pro-Patria (no centro) e L'Idée de la Patrie, de Jacques Ferdinand Humbert

 Réplica do Pêndulo de Foucault, experiência para demonstrar a rotação da Terra em relação a um referencial realizada pelo físico francês Jean Bernard Léon Foucault em 1851 (e eu só conseguia pensar em Lost !!! hahaha)

La Convention Nationale - vivre libre ou mourir, 1920
obra de François-Léon Sicard

A pintura em mosaico em cima do monumento chama-se Le Christ montant à l'ange de la France les destinées de son peuple, obra de Antoine-Auguste-Ernest Hebert, feita em 1875

A entrada da cripta fica à esquerda do monumento La Convention Nationale (pra quem está entrando), e nesse dia estava fechada ahhhh e eu nem sabia que podia subir na Dôme, mas acho que subir mais de 200 degraus, não ia ser muito animador pra mim naquele momento....



Antes de sair, claro que tinha uma lojinha de souvenirs, e claro que eu queria alguma coisinha pra trazer comigo.                                                  


Lá, tem uma lojinha da rede I was in Paris, uma proposta super legal de lembrancinhas e também vi um livro que eu queria muuuuuuito e nem tinha achado na Fnac, Le Petit Prince, que eu já tinha lido, mas queria em francês e já li umas 5 vezes, simplesmente amoooo!!!
Olá Torre Eiffel, tudo bem por aí?

Faculdade de Direito - Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne

Prefeitura do 5° arrondissement
Depois da visita no Panthéon eu estava bem mais animada, parei num café só pra tomar um capuccino, mas tinha cada baguete tão apetitosa que eu comprei uma, mas embrulhei "pra viagem" hahaha o que era impossível num lindo domingo de sol, era ter alguma mesa disponível do lado de fora, fiquei tomando lá dentro mesmo, o problema era que tava 40 graus e eu tomando um capuccino gigante kkk só eu mesmo. 

Daí, antes de sair, eu queria ir ao toalete (de novo?? sim, tenho hipoglicemia!) o mocinho me indicou a direção e quando eu tava tentando abrir uma porta trancada ele me disse que não era aquela, que era lá embaixo !! Eu vi uma escadinha minuscula que ia pro infinito e eu dei aquele sorrisinho como quem diz, não vou entrar aí nem morta!! haha mas ele ficou olhando na minha cara pra ver se eu tinha entendido e eu fui obrigada a descer, a escada fazia nhéc nhéc nhéc a cada degrau que eu pisava, fiquei pensando se não era um brinde, tome um capuccino e tenha acesso ao Museu dos Esgotos ou às Catacumbas huahauahua Agora se as escadas já eram assim sinistras, imagina como seria o banheiro, são tão nojenta pra essas coisas haha Mas chegando lá foi totalmente ao contrário, era limpinho e cheiroso e embaixo da pia tinha um monte de produtos de higiene, desinfetante, sabonete, papel higiênico, lembrei daqui que tem que colocar cadeado pro povo não roubar papel higiênico kkkkk

Na Rue Soufflot eu vi uma sorveteria Amorino que tem muitas lojas espalhadas por Paris e ~~me disseram~~ que era uma delícia! Tinha uma fila enorme, mas pelo menos estava andando bem rápido, e enquanto isso dá pra ir escolhendo entre os muitos sabores, pelo que eu me lembre era meio caro, acho que 3,00 ou 4,00 euros o potinho pequeno de 2 bolas !! Mas realmente é delicioso e a gente não vai comprar todo dia né? Valeu a pena pra experimentar e dar um refresco nas minhas andanças naquele calor.
Rue Saint-Jacques, a ladeira que eu venci
Agora era andar por paris rumo ao Musée du Louvre

À bientôt !!

5 comentários:

  1. Je ne savais pas que le panthéon était si joli à l’intérieur.
    Je pensais y trouver des cercueils, de la pénombre et des toiles d'araignées... En fait, tout y est lumière, couleur et légèreté.

    Merci pour tes jolies photos qui savent rendre grâce à ce monument et pour ton blog qui permet aux français de (re)découvrir Paris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhlala quelle surprise! Il y a un français sur mon blog hehe

      Bienvenue! Et merci pour ton commentaire Monsieur Anonyme ;)

      Et oui, l'intérieur du Panthéon est super joli et gigantesque! Et bien sur, rempli d'oeuvres d'art et d'histoire. Peut-être que dans la crypte tu trouves un peu de pénombre et des toiles d'araignées (mdrrr) Malheureusement, elle était fermée lors de ma visite (ou heureusement parce que je ne suis pas trop fan de ce genre d'ambiance hihi)

      J'avoue que les photos du Panthéon ne sont pas les plus belles photos de mon voyage, j'étais un peu fatiguée parce que j'ai eu des problèmes avec les repas... en France tu crois? (et surtout avec le jus d'orange!!haha).

      bon, merci beaucoup pour cette visite et j'espère que le blog et les photos te permettant aussi de (re)découvrir Paris pour de vrai.

      À tout! bye

      ahh pardon mon français ;)

      Excluir
  2. Ahhh o Pantheon! Que lugar! Passei horas agradáveis ali. Que pena que você não pode ir na cripta, que é bem menos "cripta" do que você pensa hehehehehe, não chega nem perto das catacumbas. Fiquei emocionado de ver a tumba do Victor. Se você viu minhas fotos da para notar que tem muitas obras lá. No dia que fui estava ventando então lá dentro a gente ouvia como uma música de flauta, bem sinistro (agora falo da parte superior onde você esteve)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu também adorei, valeu muito a pena! Por mais que eu não seja muito adepta à cemitérios e catacumbas, deve ser mesmo emocionante ter a oportunidade de estar próximo das tumbas de pessoas tão especiais para a humanidade. Queria mesmo ter subido na cúpula pra ver a vista (adoro essas coisas) se eu puder ir de novo, espero que não esteja em reforma !!

      Excluir
  3. Visitei o Pantheon em Agosto de 2014, e foi uma grata surpresa, na realidade, minha intensão a princípio era visitar apenas por fora, e somente aquela arquitetura imponente já vale a presença ao local, porém quando visitei a cúpula e o piso estavam "envelopados" e Réplica do Pêndulo de Foucault já havia sido retirada, por motivo de reforma, do mesmo modo não foi possível visitar a cúpula, todavia, mesmo assim, fiquei maravilhado não apenas com a grandiosidade do local,como pela riquesa dos detalhes das lindas pinturas que retratam a vida de Sta. Genoveva e Joana Darc, os monumentos localizados na parte central também são muito expressivos e igualmente interessantes. Valeu cada centavo do ingresso.

    ResponderExcluir