sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Place de la Concorde

Place de la Concorde, Paris 23 de setembro de 2011

Salut à tous !



E numa tarde de sexta-feira super agradável e ensolarada em Paris, eu cheguei na Place de la Concorde, a maior praça de Paris e realmente ela é imensa, super ampla, com suas famosas fontes e seu famoso Obelisco e eu só pensava em: "meu, quantas cabeças já rolaram por aqui!!"








Era mais ou menos assim, parecia tudo tranquilo, só que não ...



Obelisco de Luxor
Explicando as cabeças que rolaram....


Eu vi num documentário (sou dessas!) que o Obelisco de Luxor foi um presente dado por Ramsés II do Egito para a França lá pelos anos 1800. Ele tem mais de 3300 anos (whaaat?!?!) e demorou 2 anos para que o transporte pudesse ser feito. Ele é todo decorado com hieróglifos e a pirâmide do topo com folhas de ouro (que foram colocadas beeeem depois) e ele foi colocado exatamente onde ficava a guilhotina (até a palavra já me dá calafrios...) que não só decapitou a dondoca Maria Antonieta e o Luiz XVI mas também outras quase 1300 pessoas ! Sim !!! (para mais números e estatísticas e afins, consultar a Wiki kkkkk)

O importante é que apesar de toda essa carga intensa e carregada de história, a Place de la Concorde não é nada mórbida, muito pelo contrário (pelo menos para mim, a impressão que eu tive de lá), aquelas belas fontes jorrando água, o barulhão dos carros e scooters e buzinas, os turistas saltitando felizes e de repente alááá você vê a pontinha da Torre Eiffel hihihi

E as fontes são realmente lindas !!!




Estava surpreendentemente bem calorzinho em Paris, até pensei que a turistada ia pular dentro da fonte (inclusive, eu mesma tava a fim de fazer isso kkkk)

Tempos depois eu fiquei sabendo que nas extremidades da Place de la Concorde, tem várias estátuas (8, se não me engano!) que representam cidades francesas ... (ué, mas cadê??! como assim eu não vi !!!) Eu simplesmente não vi nada disso no dia, como já era fim de tarde, eu confesso, eu já tava meio morrendo e com calor, e fiquei encostada naquela fonte tão relaxante e fresquinha, não tava muito querendo sair dali tão cedo hehehe (cadê disposição Vânia?!!?) Nossa, eu já tinha andado um monte desde cedo, e ainda faltava ir até a Église de la Madeleine e comprinhas na Decathlon e Fauchon. É claro que é um pouquinho frustante você saber que <depois de tanto sacrifício> você estava lá e perdeu de ver um local, no caso as tais estátuas, mas tudo bem, tem problema não, já tá aqui anotado, da próxima vez eu vou ficar 1 hora olhando pra cada uma dessas estátuas huahauhau 

O mais legal da Place de la Concorde é que ela é muito bem localizada, dá pra ver muitos lugares de lá!! De um lado a Assembléia Nacional e a Église du Dôme, do outro Église de la Madeleine, a Torre Eiffel, Grand Palais, também Les Champs Élysées e o Arco do Triunfo, do outro lado os portões do Jardim de Tuileries.

Assembléia Nacional e ao fundo a Église du Dôme





Église de la Madeleine



portões do Jardim de Tuileries e o Louvre ao fundo




E o solzão na Place de la Concorde

Onde está o Arco do Triunfo ??? 





Champs Élysées e Arco do Triunfo







Mas meu tempo tava quase se esgotando, já que as lojas iam fechar às 18 horas e era tipo umas 17 horas já!! (oh no!!) Para tudo tinha um fim, meu passeio pela Place de la Concorde já tinha acabado e eu amei !!





À bientôt !

2 comentários:

  1. Já assistiu ao filme "O Diabo Veste Prada"? Bem na fonte onde tirou sua foto, uma das personagens jogou o celular..quando vi o filme não imaginava ainda que iria tirar uma foto neste mesmo lugar, não, não tentei jogar nada nem mesmo celular (que me passou muita raiva).

    ResponderExcluir
  2. Haha sim! E foi engraçado que eu assisti o filme antes dessa loucura toda de Paris mais pelas referências de moda, depois na época da pré-viagem eu me lembrei dele e assisti minuciosamente toda aquela parte de Paris e da Place de la Concorde, muito legal!

    Por mim, eu gostaria muito de ter jogado meu celular lá dentro, mas pelo menos ela ainda servia pra alguma coisa: tirar fotos!!! rsrsrs

    ResponderExcluir