quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Comprando bilhetes de metrô em Paris

Paris, Estação Cambronne, 23 de setembro de 2011

Salut à tous !


Primeiro de tudo: http://www.ratp.fr/  (tem versão em inglês e espanhol)

Segundo o que é RER? o que é métro? o que é TGV? o que é SNCF? O que é funiculaire? O que é tramway?

RER é o sitema ferroviário, os trens

Métro é metrô (subte para os hermanitos^^)

TGV é o trem de alta velocidade (Train à Grande Vitesse) o trem bala que a gente tanto espera aqui no Brasil um dia.... hahaha que o logo ao contrário é um caramujo 










SNCF é a empresa responsável pelos trens (CPTM para os paulistanos)

Funiculaire é o “bondinho” (não é suspenso no ar como o nosso bondinho, é no chão!) que leva as pessoas pra cima e pra baixo nas escadarias de Montmartre em frente a Basilica de Sacré Coeur (e acredite, são os 2 minutos mais revigorantes e os 1,70 euros mais bem gastos depois de horas pelas escadarias em Montmartre!!)

Tramway é....é.... bem é isso:


<<<<< Com esse bilhete de metro (que eles chamam de ticket t+) que hoje custa 1,70 euros, vc vai poder andar no metro (ahhh vá!) no ônibus (exceto os que vão aos aeroportos), no RER (só na zona 1!!), no tramway (juro que não vi nenhum desses quando fui). Sai muito mais barato comprar o pack de 10 tickets (12,90 euros)



Terceiro o que é isso de zona 1, zona 2, zona 3... blábláblá:

Quando vc está lá no http://www.ratp.fr/plan-interactif/ , vai ver as divisões da zone 1, zone2, zone 3, zone 4 e zone 5 que são as zonas tarifárias dos transportes urbanos. Agora, para ir de RER fora da zona 1 (Paris) se vc vai pra Versailles, La Défense por exemplo, é outro tipo de ticket (que eles chamam de billet Origine-Destination) O preço varia dependendo da origem/destino, só na hora pra saber. Também tem redução de 20% se comprar 10 bilhetes.

Quarto, o que é Paris Visite e Navigo ?

Paris Visite é uma modalidade de transporte+descontos em algumas atrações turísticas (Arco do triunfo, conciergerie e museu das armas por exemplo) vc tem que optar por quantos dias vai usar (por 1, 2, 3 ou 5 dias) e o mais importante, se de acordo com o seu roteiro vai valer a pena:

O cartão Navigo é válido por uma semana, lembrando que sempre começando às segundas e terminando no domingo (caso vc vai chegar em Paris numa quinta por exemplo, se vc comprar o cartão por uma semana ele vai expirar no domingo) e também tem a opção do cartão mensal, de novo, sempre observando se de acordo com o seu roteiro vai valer a pena:

Como tudo, eu já tinha pesquisado muito na internê como comprar os bilhetes de metrô nas máquinas em Paris, mesmo porque para mim era tudo novidade, afinal eu nunca tinha andado de metrô na vida, nem sabia por onde começar... um dos tutos que mais me ajudou foi esse (na parte operacional da coisa) 
How to Ride the Paris Metro

Com isso ficou tudo mais fácil, aliás se nada disso desse certo eu poderia ainda comprar os bilhetes diretamente nos guichês, com os vendedores (parte difícil), porém em Cambronne eu não vi guichê nenhum, só as máquinas... não entendi essa parte... (entendi agora que os guichês com pessoas de carne e osso vendendo, não tem em todas as estações, caso vc não se der com a máquina e não tiver o guichê, tem que ir para outra estação mais próxima!!) Pelo menos eu consegui com a máquinha. O importante é que tem máquinas que aceitam dinheiro e cartão e outras só dinheiro/moedas, os tickets de metrô valem também para o ônibus e o ticket de RER é outro preço, pois tem os esquemas das zonas.

E sobre as catracas, tem que prestar atenção pois tem catraca exclusiva de cartão navigo, se vc ficar tentando passar com o ticket de metrô não vai liberar !! (eu sei porque,   euh... bem... aconteceu comigo ahhh!).

Eu optei por comprar o pack com 10 bilhetes que sai mais barato e é indispensável andar com o mapa do metrô e de preferência o impresso do site da RATP:


RER Mapa: (indispensável, por favor não peguem “mapinhas fuleiros incompletos” nos hotéis que é uma roubada! Eu sei, porque....bem....porque aconteceu comigo ahhhh!!)


e não, não é complicado ! hehe

Também dá pra brincar muito no plano interativo http://www.ratp.fr/plan-interactif/  é só clicar com o botão esquerdo na estação de partida, colocar a bandeirinha verde, procurar a estação de destino e colocar a bandeirinha vermelha e ele te dá horário e trajeto ! 
Por exemplo, assim:
E não precisa ser na mesma linha se você coloca em linhas diferentes, ele te mostra as conexões, baldeações no caso, hehe e super importante, mostra se caso alguma linha está em manutenção ou previsão de greves !! (Pronto já fiz o jabá, cade minha comissão? Aceito em euros huahuahua)

Depois de ver várias vezes os vídeos muito fácil comprar nas máquinas! E por último a hora do vamovê nesse vídeo !! 

Tickets comprados é só seguir as setas e o numero da estação, não tem erro ahhh é principalmente a direção que você vai pegar (que é sempre o nome da última estação da linha), se pegar a direção errada, já era, vai ter que descer e voltar pela direção contrária hehe e prepare-se para andar muito até o local de pegar o metrô, são tantos corredores, tantas escadas ufff mas chegando lá o intervalo de tempo geralmente é bem pequeno (coisa de 2/2 minutos, 5/5 minutos) 

Seguindo as regras de boa educação, não precisa entrar em desespero quando ele chega, espere o pessoal todo sair e entre com calma. Olha, na verdade eu nem tenho como opinar muito nesse assunto de metro, afinal era a minha primeira vez como passageira, eu achava tudo um bicho de sete cabeças e até o fim da viagem eu andei em digamos poucas estações: Cambronne, Motte Picquet/Grenelle, CDG Étoile, Raspail, Bastille, Concorde, Louvre, Rivoli, Montparnasse Bienvenue, Blanche, Bonne Nouvelle, Porte de Clichy, Champs de Mars/Tour Eiffel, Cité e Madeleine... acho que foram todas essas hehehe

Mas acho que espera-se que por ser um metro europeu, na França, em Paris, que ele seja impecável, moderno, limpo, seguro, um luxo só (eu mesma esperava tudo isso....) só que não, muito pelo contrário, afinal o metro lá é de 1900 e bolinha, super antigo né? Mas por mim nada que comprometesse a segurança.. quanto aos “odores” haha sim e acho que é uma situação inevitável, já que Paris tem muitos (muitos) sem-teto e pedintes nas estações (tem seu lado bom, muitos artistas também tocando arcodeon e arrancando suspiros dos apaixonados por essa cidade!!) de todas essas estações que passei algumas (talvez Blanche/Bastille/Raspail não tenho certeza...) tinham o típico fedozinho cheirinho inconfundível huahuhua

Póóóórem acho assim, ao invés de reclamar e apontar e julgar, pow diga que isso já não virou algo turístico?? Porque só as coisas boas e maravilhosas que acontecem com a gente numa viagem valem a pena?? Pra mim é tudo bagagem, é tudo história pra contar, é tudo momento pra se lembrar pro resto da vida!! Afinal, você foi em Paris e não viu um francês bufando?? Um garçom arrogante??? Um taxista pior ainda??? Um fedozinho no metrô?? Uma grevinha ou manifestação?? Filas enooooormes nas atrações turísticas?? Não??? Peraí vc foi mesmo em Paris ??? huahuahua 

Quanto à sujeira, já li até que os jornais que o pessoal deixa nos assentos do metrô é um absurdo de sujeira (haha leio cada coisa....) mas se vc for como eu, ficar super feliz que tem um jornal francês pra vc ler (ou tentar ler) suas férias serão mais felizes!!

Quanto à superpopulação, como eu andei na maioria das vezes fora dos horários de pico (sempre saía umas 9/10 horas do hotel) era super tranquilo, pouca espera, sempre sentada, acho que só duas vezes tava mais cheio (uma volta para o hotel numa segunda feira 18 hrs da estação Bonne Nouvelle e a volta pro hotel domingo 19hrs da estação Louvre-Rivoli) mas também nada de caos (como vejo em São Paulo!!!)

Quanto às ditas pessoas não-cheirosas hmmm nenhum caso (ahhhh milagre!!!) e olha que minha vida é andar de busão e por aqui muitos casos !

Por ultimo não menos importante (alías suuuper importante!) tem que guardar o ticket que vc validou na catraca, durante a viagem, pois tem fiscalização e eles podem ser solicitados (caso vc tenha jogado vai pagar multa) eu não vi nada dessas coisas durante minha viagem, mas guarde... vai que.... mas não faça como essa pessoa aqui, não guarde junto com os tickets não-usados kkkkk gente, que confusão que eu fiz, que trapalhada, lógico que eu ia guardando os tickets que eu já tinha passado na catraca com os outros novinhos ..... e ok, eu não sabia distinguir um ticket usado de um não usado (e acho que até hoje não sei ainda) e eu ficava lá fazendo a roleta russa dos tickets huahuahua colocava lá e vai passar? Não vai?? Vai?? Não vai??? Pega outro ticket vai passar? Não vai?? Vai?? Não vai??? Pelamor vamos pular essa parte kkkkk
Meu carnet de 10 tickets comprados no segundo dia, acho que os 2 últimos da direita eu não usei, não tem nenhuma marquinha azul, vale tentar de novo !!
Depois, lá pelos últimos dias comprei por unidade mais 4 tickets, todos foram usados.....
E por fim, os usados para ir até Versailles, são um pouco diferentes, vem com o nome da origem/destino e atrás validados com o dia e hora que foram usados
Enfim, em Paris vale mais a pena andar à pé, andar, andar e andar vc nem vai se dar conta de quanto andou, cada esquina uma surpresa, uma novidade, mas se precisar do metro realmente é uma rede invejável . Acabei não andando de ônibus (e me arrependo....) de RER (trem) para ir até Versailles.

À bientôt !




8 comentários:

  1. Nossa, lendo este post levei um choque. Eu fui um monte de vezes para o fim da linha e só desci uma vez, porque o condutor nos viu. Os carros eram mais novinhos e abertos num corredor só. Das outras vezes, ficamos inocentemente sentadas e o bicho fez a volta e só descemos quando chegou onde queríamos.
    E ainda andei na zona do RER com ticket do metrô. Os fiscais iam cantar igual ao Teló: Ah, se eu te pego...
    Escapei. Me dá um frio na barriga ainda agora.
    Pior é que uma estudante brasileira resolveu nos guiar a Versalhes. Compramos os tickets e lá foi ela se aboletando nos trens e nós seguindo a chefe. Ela nos largou dentro do RER e só na volta a gente se deu conta de que não tínhamos passado em nenhum lugar para validar tickets. O meu está guardadinho limpinho. Ainda dá para usar na próxima.
    Credo, involuntariamente fiz um papelão e fui uma quase criminosa.
    Mas eu vejo como você: tudo faz parte e são lembranças e experiências. Mas vexame também vale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahauhau rindo muito aqui :D então vc vez um tourmétro completo !!!

      Acho que quando a gente tem companhia na viagem, a gente acaba entrando nas maiores loucuras né? Daquelas que a gente nem sonha em fazer quando está sozinha hehehe

      Eu tinha bastante medo de fazer alguma coisa errada ou alguma coisa que eu não sabia que era errada e parar no calabouço da Maria Antonieta pra sempre kkkkkkk

      Mas essa sua guia de Versalhes foi show hein??? hahahah Como assim não validou os tickets??? Eu tô aqui refazendo mentalmente o meu caminho na estação Porte de Clichy e imaginando se teria uma brecha dessa rsrs

      Os vexames são os melhores !! Mas tem que contar pra quem tá ligada no assunto ou já passou por isso né? Tem vezes que me lembro de cada coisa, vou contar pra pessoa e ela fica lá com cara de paisagem sem entender nada !!!

      Aguardo mais histórias suas! Obrigada! Bjos

      Excluir
  2. Vou te contar mais uma: eu pulei de alegria quando vi que a festa de Montmartre coincidia com os dias em que estaríamos ali pertinho...E eu queria muito e muito ver os fogos do encerramento que ficam lindos nas fotos. E se eu contar que na hora do encerramento eu estava no buraco do metrô perdida para um fim de linha? Uáuáuá. Quando cheguei, deparei com barraquinhas sendo desarmadas e indaguei pour quoi? E um dos expositores, encostado a um balcão informou:" La fête est finie". Então, alguém atravessa o mundo para ver o final da festa e é simples assim:"c'est finie". E ainda a filmagem que fiz, não sei por que, não fiz.Assim: quando cheguei em casa e passei pro pc, não havia filmagem alguma da fezta. Se eu não conseguir voltar em maio, com certeza pego essa festa danada de novo e aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa festa é aquela Nuit Blanche ? Ou alguma só em Montmartre? Nossa não acredito que não deu tempo!!! que ódeo haha
      Eu também, como eu não levei meu note, nem sabia como estava se saindo as fotos e videos, morria de medo de perder tudo, e a minha camera era meio nova, nem sabia mexer direito ainda... As vezes eu penso que seria mesmo legal ir em outro mês, pegar outras estações, por exemplo esse ano novembro/dezembro tá fazendo uns dias lindos de muito frio, mas sol, só que setembro foi tão tão perfeito que parece que se mexer estraga hehe

      Excluir
  3. Quanto a Versalhes, nós pegamos o metrô na Gare du Nord e, bem estranho, não lembro de catraca alguma. Ele simplesmente abriu a porta e entramos. Não sei mesmo por onde havíamos chegado até ali. Em Saint Michel, trocamos para o RER, mas sempre por dentro, como se já tivéssemos tickets validados. Ela voltou dali, acho que sem ticket algum de novo. Bah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheci a Gare du Nord, deve ser gigantesca né? Mas me diz uma coisa, vc foi pra Londres também né? vc foi de avião ou de Eurostar? E vc ficou quantos dias lá?

      Excluir
  4. O tamanho da Gare du Nord deve ser tão gigantesco quanto a horripilante lembrança de arrastar malas superpesadas esteira abaixo, revirando-se e batendo em minhas pernas e depois por uma plataforma infinita, já quase chorando de raiva e vontade de jogar tudo fora, minhas comprinhas divinas. Fui, sim, de Eurostar para Londres. E voltarei a ir, mas sem malas! Fiquei 3 dias lá. Adorei, mas é tudo mais caro. E me perdi a pé 3 vezes, uma por dia. Assim, conheci mais até do que pretendia.uáuáuá.
    Pela CVC esses 3 dias em Londres e mais 3 em Lisboa significou um pequeno acréscimo. Tinha que formar 4 dias de hotel, mas somados todos os pernoites.
    Amei.
    A Festa de Montmartre é a festa do vinho. Simbolicamente é mantido um terreno ali por trás da igreja com uma plantação baixa de uvas. Nem sei se é assim que se diz.Mas não tem parreira suspensa como aqui. Aquilo serve assim como desculpa para a tal festa que dura uma semana e sempre em outubro. No final, lá como cá, uma grande demonstração de fogos de artifício com a igreja como fundo. Que fotos daria! E eu no buraco do metrô!
    Durante a festa, tem desfiles, barraquinhas, muito vinho, produtos de vários lugares da França. Parece uma festinha do interior.

    ResponderExcluir
  5. Aiiii nem me fale, eu sei bem o que é esse drama de mala/malas/malonas sendo arrastadas :( a gente acaba tirando forças não sei da onde!!! No meu caso, só tive alguns HEMATOMAS nos braços, coisa básica kkkkk

    Olha que legal, eu não sabia dessa Festa de Montmartre !!! eu adoro essas festinhas de interior e lá então deve ficar tudo mais especial ;)

    ResponderExcluir