quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Andando de metrô em Paris


Salut à tous !

Até a estação eu não pensava em mais nada, só no foco:

Sobe escada, desce escada, corredor prá cá, corredor prá lá e finalmente cheguei no quai, não demorou nem 1 minuto e meu metrô chegou!! Bom, como já eram quase 11 horas (eu super atrasada!) tava bem vazio, não detectei nenhum turista por ali ... 

Esse vídeo é praticamente um “spoiler” pra quem ainda não foi e quer que seja tudo surpresa, eu é claro assisti milhões de vezes antes de ir hihihi pois seria exatamente o caminho que eu ia fazer de metrô no primeiro dia... 

e mesmo assim eu nem me toquei que era pra sentar no lado direito arfff mas tudo bem, só tinha umas 3 ou 4 pessoas por lá e ninguém atrapalhou a minha vista de Paris, do Sena, da Torre Eiffel ai-ai *muitos suspiros* 

Um pequeno detalhe que me deixava um pouco preocupada era como abrir a porta do metrô (sim, pra uma pessoa extremamente desastrada era um detalhe a se pensar!), bom eu tinha visto que tem portas automáticas, ou seja, o metrô para, as portas se abrem o povo sobe e desce, as portas se fecham... e as manuais, você tem que abrir, umas com um botão verde e outras com maçanetas... Maçanetas ???
foto da internet



(oi??? Sim metrô de 1900 e bolinha neh?) pelo que eu me lembre a linha 6 era maçaneta hehe (atualização!! sim, comprovado no vídeo acima, a linha 6 é ma-ça-ne-ta kkkkk)


Como em Paris tem muitas estações ele vai andando 10 segundos e parando uns 30. Quando chegou na Bir-Hakeim eu já fiquei toda desesperada pra ver a Torre Eiffel naquele dia ensolarado! Ahh que linda! O Sena!!! Bonjour Paris!! 





E finalmente Charles de Gaulle étoile, muitas opções de saídas (sortie) nessa hora eu deveria mesmo era pegar o caminho RER-A La Défense, mas eu fui mesmo direto pra Champs-Élysées Arc de Triomphe, já que eu nem tinha comprado os bilhetes pro RER e tinha decidido mesmo (e me conformado!) que se desse La Défense ia ficar pro último dia.


Eu tava começando a ficar super ansiosa, tava com medo de subir aquelas escadas e dar de cara com o Arco e ter um choque emocional, mas antes das escadas, tem um monte de corredores e corredores com gente vendendo souvenirs, tem até umas barraquinhas que vendem de tudo (e eu já dei uma olhadinha com meus olhinhos brilhando: ai que fofo, quero tudo, quero tudo hahahaha) mas me controlei, ainda era cedo pra encher a mochila de bugigangas.. 


Aí me lembrei que tava esquecendo de uma coisa importantíssima: água!!! 

(e comida também, quer dizer onde era a seção de comidinhas no Monoprix?? Eu não tinha comprado nada lá, não tinha nada pra comer durante o dia, só aquele croissant que eu tinha safanado do café da manhã no hotel), fui até uma barraquinha pra comprar água e Bonjour!! S´il vous plait 


hmmm hmmm branco total!!!!!


Como é mesmo que se fala água em francês??? 

Eu fiquei lá igual a Vitória de Samotrácia (isso, sem a cabeça mesmo) tentando lembrar a palavra....

ahhh água em francês é eau (ô)

A cena: eu lá apontando para a água e dizendo eau? L’eau? Eau? (uma criancinha de 3 anos faria igual huahahua) a mulher percebendo minha total falta de conhecimento em francês finalmente me disse: 

ahhh une bouteille d’eau? (une buteíl dô ?) 

hahaha nunca mais me esqueço, custou 2€, mas também era 1 litro, aliás, tinha que tomar um pouco de cuidado ao comprar água, pois tem algumas que têm muito magnésio e tem gosto (eca!) eu que não gosto de água nem com gas.... e a Evian (naturalle mineralle) era ótima. 

Respirei fundo e subi as escadas bem devagar, só via o céu super azul e sentia o ventinho frio.... e...... e....... 


foto da internet


À bientôt !! 

6 comentários:

  1. Eu até gostei de algumas vezes ter errado a direção no metrô. De repente, indo para o fim da linha, lá estava ela, a torre, linda, pertinho. Um outro ângulo, uma visão diferente, que guardo na lembrança com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Minina, fui lá no Picasa Web ver tuas fotos e me encantei com a qualidade. Que câmera usas? Fotos lindas, nítidas, incríveis, com um detalhamento inacreditável! Eu, a cada nova câmera que compro, me desiludo mais. Peço para tirarem quatro, cinco fotos de cada vez para aproveitar uma, e olhe lá!Buá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei exclusivamente para a viagem uma camera digital Sony Cybershot 16mpx DSC-W570 e eu pesquisei muuuuito antes de comprar, tinha que ser do tipo boa e barata e para não profissionais hehe No caso, não foi tão barata assim sabe? Mas acabei descobrindo que essas cameras são iguais celular... sai um modelo novo, cheio de coisas e super caros, daí 6 meses depois já tá metade do preço porque saiu outro modelo com alguma coisinha a mais.... eu sei que agora a Sony já tá com a de 18mpx.

      Eu adoro minha camera, ela é super leve, prática, funcional, só duas coisinha que eu fiz pra melhorar. Com ela veio um cartão de memória de 8gb, eu achei pouco, pois quanto maior a resolução da foto, mais espaço ela toma, portanto comprei um cartão de 16gb para ir pra Paris (e acabei usando 11gb entre fotos e videos) bom, quem leva o computador pra ir descarregando as foto não tem esse problema. Outra coisa primordial (e já vem até a instrução na caixinha) é comprar uma bateria extra. Quando eu li que a bateria em uso durava 2 horas (sóóó 2 horas!!!) eu quase surtei queria outras 6 hahaha Mas li na net que duas baterias bastam

      No salão do automóvel desse ano em SP eu acabei zerando as duas baterias numa tarde!!! porque as fotos eram todas com flash, descarrega mais fácil, porem em Paris eu levava as duas baterias cheias comigo, mas no fim não precisei trocar :)

      Excluir
  3. Oi, Vânia
    Bateria que dizes é a recarregável? A minha câmera é uma Nikon 3100, com a tal bateria, mas a anterior Nikon L22 à pilha era melhor.O chato é que as pilhas descarregavam e, mesmo assim, quando cheguei de volta tinha 1.690 fotos na câmera. Eu ia descarregando no net todas as noites, mas, por precaução, não apagava. Agora vendi meu net e comprei um Ipad por causa do peso. Mas, não sei não...Não tem como descarregar fotos e internet só wifi. Fiz bobagem só para não ter que carregar peso e fios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc está bem?
      Sim, sim são essas baterias recarregáveis, que acabaram substituindo as pilhas hehe Olha vc é mesmo parecida comigo, eu tinha arrepios só de pensar em apagar as fotos da minha camera.... mesmo depois de voltar, carregar todas no meu note, fazer Picasa, flickr e skydrive e gravar dvds hahaha só consegui apagar agora em agosto para ir pra Buenos Aires (mesmo assim com uma dorzinha no coração!!)
      Mas vem cá, vc tirou um montão de fotos, eu queria ver !!! Tá na internet em algum lugar?? eu adoro ver foto de todo mundo
      A minha mochila ficou lotada de fios e mais fios e carregadores afff um horror né? mas o Ipad tem essa vantagem de ser extremamente prático, mas daí vem o problema de não poder descarregar as fotos, o jeito seria descarregar direto na internet mesmo!

      Bjos! :)

      Excluir
  4. Iiiih, minhas fotos estão todinhas em cd e no computador. Não tenho nada em internet. Vou tentar por alguma coisa no Flick, onde até já tenho algumas fotos, mas abandonei faz tempo. Depois, então, te aviso. Mas nem pensa em ver algo com a lindeza das tuas fotos. Até já fui pesquisar essa câmera Sony, mas será que minhas companheiras de viagem vão saber tirar fotos assim? Minha amiga ficava um tempão olhando e olhando e eu dizia que meu sorriso já estava congelando e nada do click. Quando fazia a foto, acho que já havia expirado alguma coisa, pois saiu muito borrão.Mon Dieu!

    ResponderExcluir