sábado, 31 de março de 2012

As loucuras da pré-viagem !!!!

Salut à tous!

Fechou! Mas o esquema não era simples assim como eu imaginava... aliás eu fiz dessa pré-viagem um drama, uma emoção, momentos de altos e baixos, mas sempre lá! Firme e forte no objetivo! Antes mesmo de fechar o pacote, como eu já lia muito o site mochileiros.com eu já tinha listado muitos lugares que eu queria ir, já comecei a entrar no Google maps (outro site que eu fiquei hiper viciada até descobrir as maravilhas do Google Street View). Depois que eu fechei o pacote então o negócio ficou extremo, chegou a sair do meu controle às vezes, pois eu só pensava, ouvia, via, respirava, dormia e acordava Paris !!! huhuahua Sério isso 25 horas por dia! Ahhhh foi legal demais (já to com saudades!) não sei bem se as pessoas que conviveram com isso tem tanta saudade assim...acho que não ! Afinal ninguém era tão fascinado assim por Paris como eu! Lia dicas e mais dicas, roteiros, lugares, conselhos, relatos... fui absorvendo tudo e disso montei uma planilha muito louca de Excel, nas colunas os dias e nas linhas e tudo que eu tinha pra fazer: 




E diariamente nos mapas, na cotação do euro e nas aulinhas de francês!

Sites para a preparação: mochileiros.com, Google Maps, Google Street View, Conexão Paris, ratp.fr, cotação do dólar e euro, qualquer outro site que mencionasse a palavra Paris, continuava estudando francês, ouvindo musica e vendo filmes, enfim respirava Paris, sem exagero!

A primeira coisa foi relacionar onde e o que eu queria ver em Paris , começando claro das coisas mais simples mesmo, as bem basiquinhas e bem turistonas: Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Notre Dame, Champs Élysées, Louvre etc..., depois de dar uma “olhadinha” em alguns sites a minha primeira lista tinha uns 26 itens, para serem divididos em 5 dias completos (já que no primeiro eu chegaria as 15:40  no aeroporto e no ultimo sairia do hotel as 12:00 – e só na ultima hora eu fiquei sabendo que na verdade seria late check-out, na verdade eu sairia as 17:00). O passo 2 é com certeza visualizar tudo isso em um mapa, para se ter uma noção visual dos lugares. Além de checar os mapas no Google maps, resolvi fazer um mapa físico do jeito mais tosco que se possa imaginar, haha imprimia as tela do Google maps em A4 e depois ia “colando” um no outro, estendia esse mapão na minha cama e depois passava horas lá parecendo que tava em busca de um tesouro perdido.

Sendo a minha primeira viagem eu tinha que me informar sobre tudo, absolutamente tudo desde o inicio: visto, passaporte, seguro viagem, cambio, free shop, ufff. Referente ao visto para a França, os estrangeiros que pretendem passar menos de 3 meses lá para turismo, ficam isentos (oba!) mas claro que mesmo assim ainda vale todas aquelas regras de imigração, ter o passaporte em dia, as passagens de ida e volta, comprovante de estadia, seguro de vida de 30.000,00 euros (que pode ser feito na própria agencia de viagens) e um mínimo de 65 euros por dia pra você se virar, eu estava com tudo em dia, mas mesmo assim morrendo de medo de dar algum problema, mas vá lá no link com todas as informações necessárias e atualizadas do Consulado da França em São Paulo: http://saopaulo.ambafrance-br.org/spip.php?rubrique116

Meu passaporte eu tirei relativamente fácil e bem antes, naquele esquema que todo mundo já conhece: vai no site da Policia Federal, http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte preenche o formulário de solicitação, paga taxa, agenda um horário para ir lá no Posto da Policia Federal mais próximo (no meu caso tive que ir até Campinas já que não tem aqui em Indaiatuba) como esse processo todo eu fiz em março e minha viagem era só para setembro, eu não estava com tanta pressa, mais a espera de mais de um mês (só peguei em maio), pode ser um problemão para quem precisa rápido e vai na ultima hora... 
Alias esse processo de fazer o passaporte foi uma loucura !!!
O Posto da Policia Federal fica no Campinas Shopping, resolvi que iria de ônibus, mas como era no meio do horário de expediente eu sai suuuuper atrasada, daquele jeito, quando você tem que sair, sempre toca o telefone, sempre aparece alguém, sempre tem que resolver uma bomba de ultima hora. Eu perdi o ônibus para Campinas e no próximo eu contava que chegaria lá as 15:00, a entrevista era as 15:15 ahhh tranquilo! Mentira, o que é chegar naquele shopping e pra piorar ainda mais tava chovendo ... eu não sabia, mas o ônibus para suuuuper longe do shopping, tive que correr andar super rápido, chegando lá já fui perguntando pro guarda porque eu não fazia ideia da onde era o Posto da Policia Federal e já era mais de 15:00, a resposta: você vai reto nesse corredor até o final, vira à direita até o final, desce dois andares, e é à esquerda (oi???) acho que pela primeira vez na minha vida, que eu andei igual uma louca dentro de um shopping sem prestar atenção nas vitrines, haahaa quando eu cheguei no Posto da Policia Federal, meu estado era deplorável (toda descabelada, maquiagem zero, vermelhinha de tanto correr, sério !!!) agora imagina o estado da minha foto no passaporte hehehe um horror, ainda tentei convencer o cara se não era melhor fazer outra e ele: magiiiiina tá ótima, não precisa não ! hahaahaa

O cambio era aquilo de checar a cotação do euro diariamente e torcer para ele cair cada vez mais e mais, eu tinha dado muita sorte quando eu comprei o pacote na cotação de R$ 2,37, então eu queria pelo menos chegar nesse valor para comprar em espécie. Fiquei com muita dúvida em relação à como levar e a quanto levar.... era realmente uma questão importantíssima mas muito difícil de saber exatamente, li que as pessoas aconselhavam a levar o equivalente a 80,00 por dia por pessoa (justificando que Paris é uma cidade cara, hmmmm veremos!!) como sou exagerada acabei levando 100,00 (o estimado para um casal!!!) por dia (isso incluindo as refeições, transporte, entradas, souvenirs...), esse calculo foi realmente exagerado já que sobrou e sobrou muito dinheiro.... mas eu também não queria ficar regulando as coisas e depois ter que ficar pensando posso ou não posso? Levo ou não levo? Como ou não como? Ahhh para, assim não neah?! Não que a pessoa ia gastar milhões de euros lá, mas assim pelo menos todas as coisinhas que eu sonhava, sem me arrepender depois.

É muito legal também levar algumas listinhas prontas daqui do Brasil, enquanto fazia meu roteiro já sabia os lugares que ia passar, entrava no site e já tinha uma noção de coisas e valores, depois somei tudo:


Ah o dia 26 tava bem animadinho hein? hehe








Assim ficaria tudo meio que planejado, o que eu poderia e o que eu não poderia trazer. Depois já com o cálculo mais ou menos estipulado, começou a dúvida de como levar o dinheiro, tem inúmeras opções: em espécie, em cartão de crédito, de débito, em traveler cheque.... (achei que até nem precisaria me preocupar com isso, eu já tinha feito no começo do ano um cartão internacional, daí eu ia levar uma grana em espécie e boa, mas quando fui no banco desbloquear descobri que eu não poderia usá-lo em Paris  pois era uma conta poupança e eu tinha que abrir uma conta corrente, pra poder usá-lo como cartão de crédito.... ahhh odeio cartão de crédito e sou muito feliz sem ele, posso? Ainda mais internacional, sem controle da taxa de cambio nan nan nan, que raiva de banco lixo (Itau) enfim tive que cancelar a conta lá e partir para o plano B.

Depois de ler muito (e muito bem, diga-se de passagem), eu resolvi fazer um VTM (Visa Travel Money) http://www.visa.com.br/conteudo.asp?pg=1340, que nada mais é que um cartão de débito que você carrega aqui no Brasil com a moeda desejada (dólar, euro, peso) no meu caso euro, e é bandeira Visa, aceito em todos os lugares, conta com assistência a roubo, perda, cancelamento, como você já está levando em euros não precisa ficar fazendo conversões na hora de comprar e o IOF é só de 0,38% (sendo que para cartão de crédito, além de você só saber qual foi a cotação só na hora da fatura tem um IOF de 6,38%!!) enfim me convenci que era esse mesmo. Fiz o meu na agência Confidence Câmbio com euro cotado a R$ 2,38, aqui vai o site da Confidence para mais informações: http://www.confidencecambio.com.br/ 

Tem outra história muito engraçada que aconteceu numa das minhas idas na Agencia da Confidence num shopping aqui de Indaiatuba, eu tava toda nos meus trajes vou para a academia e tinha uma senhora na porta, quando eu entrei ela ficou mor me encarando, ai ela perguntou se eu ia comprar dólar, eu falei que não que eu ia comprar euros, daí ela perguntou pra onde eu ia, ai eu falei Paris! Noooossa pra que! A mulher quase surtou de emoção, hahaha e quando eu falei que ia sozinha então ela queria ir junto comigo kkkkk serio me passou o telefone dela, que ela era viúva e tava morrendo de saudades de ir pra Paris de novo huahuahua se eu queria ir pra Europa de navio da próxima vez era só falar com ela!! Hehehe cada doida que a gente encontra hihi

Além disso eu já tinha há muito tempo uma conta no Banco do Brasil e tem uma agência em Paris :) Caso eu tivesse alguma emergência eu também poderia recorrer lá e sacar dinheiro, então precisei ir até a agência aqui e desbloquear o cartão para uso e saque internacional. Coloquei a maior parte do euro no cartão VTM, mas é sempre bom andar com uma quantia em espécie também, para gastos menores. A partir daí financeiramente estava tudo ok. Pacote com hospedagem, café da manhã e passagens aéreas e a grana para usar lá (e por favor uma quantia a mais e um plano B, caso dê tudo errado !!!). tudo sossegado nesse ponto!!! Depois parti para as coisas que eu iria precisar para a minha primeira viagem, tipo nem mala eu tinha ... 
tava fácil??!! 


À bientôt !

4 comentários:

  1. Oi, Vânia
    Eu, curiosa, fã enlouquecida de Paris e que, por acaso, estava lá na mesma época que você e Lizzie,já dei uma passadinha por aqui e adorei. Vou ficar aguardando as próximas postagens e o desenrolar de suas aventuras nessa cidade de sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Fico feliz que vc, fã enlouquecida de Paris, assim como eu, esteja gostando e acompanhando os meus relatos!!
      E vem muito mais pela frente hehe

      Beijos!

      Excluir
  2. Em dez/2013 o governo mudou as regras e agora sobre esses cartões Travel passa a incidir o mesmo IOF dos cartões de crédito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, que BOMBA, que ódio disso hehehe por isso é bom sempre se informar e atualizar as informações, já que esse post eu fiz em março de 2012 ;)

      Excluir